segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

VALE S/A (5) - SEM CONTAMINAÇÃO

Enviado por Nairo Alméri - seg, 04.02.2019 | às 18h02
(Da Conta Facebook)

VALE S/A (5) - DESCARTADA CONTAMINAÇÃO POR CÉSIO

CÓRREGO DO FEIJÃO, @Brumadinho (MG) - Mesmo com as operações aéreas, dos helicópteros, só retomadas ligo após às 12h, o comandante do Centro de Operações dos @Bombeiros, tenente-coronel Passos, considerou que foi mantido os ritmo de buscas dos corpos das vítimas da tragédia causada pelo rompimento (25 de janeiro) das barragens de rejeito da Mina do @Feijão, da @VALE S/A. No momento da entrevista do oficial, não havia sido publicada nova estatística das buscas. anterior indicava 199 desaparecidos e 134 mortos, sendo 120 identificados. A próxima estatística, adiantou, será fechada amanhã (terça-feira), no final do dia.

Explicou que desde a madrugada, as equipes  desceram as margens do Rio @Paraopeba, numa extensão de dez quilômetros. Por uma questão de “padronização” das informações, ele não comentou notícias que circularam sobre o número de corpos retirados hoje do rio, que seria três. Também não falou sobre mesma questão dentro da “zona quente” dentro e fora da mineração.

As buscas são mais intensas em terra, nos 7 km de rastro deixado pela lama de rejeito de minério de e ferro, a partir do ponto de origem da Portaria. Agora, observou o oficial, será mais frequente a utilização de máquinas e cães farejadores, pois são poucas as chances de se encontrar corpos na superfície.

- SEM CONTAMINAÇÃO - Perguntei ao comandante do Cetro de Operações sobre a cápsula de @césio (elemento radiativo) encontrada pelas equipes de resgate nos primeiros dias das buscas. Esse material radiativo, utilizado nos laboratórios, estaria em desuso pela VALE, na mineração local, desde 2016. “A @CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear - governo federal) fez medições anteriores e solicitamos outra (depois do acidente). Os resultados são negativos para essa radiatividade”, asseguro.

Quanto à possibilidade de a lama e água do Rio Paraopeba conterem contaminantes químicos, resultantes dos processos e procedimentos de manutenção dentro da Mina Córrego do Feijão, o oficial dos Bombeiros também descartou. “Todos os levantamentos e informações que temos descartam a possibilidade de (presença de ) elementos que sejam contaminantes”. Mas advertiu: “(Os) procedimentos são evitar o contato mais íntimo com a água e a lama”.

#cesio #Vale #Paraopeba #Feijao #barragem #rompimento

(Foto no link)
https://www.facebook.com/100007915682261/posts/2259522730988228?sfns=cl


Nenhum comentário:

Postar um comentário