quarta-feira, 16 de julho de 2014

Apagão aéreo na TAP

Enviado por Nairo Alméri – qua, 16.7.2014 | às 21h11
A economia de Portugal vai mal não apenas no solo, onde a pior crise de momento é a do Grupo Banco Espírito Santo (BES). Na terça-feira e ontem a companhia Transporte Aéreo Portugal (TAP) cancelou 14 voos – para Cabo Verde, Holanda, Sérvia, Inglaterra, Suécia, Itália, Bélgica, República Tcheca e outros. O motivo explicado pela companhia à agência portuguesa de aviação, INAC, é que não recebeu quatro dos fabricantes aviões encomendados – dois de médio e dois de longo alcance. Assim, não pode acompanhar o crescimento da demanda em suas rotas. Uma alternativa foi fretar aviões de outras companhias, mas não foi suficiente. A empresa realiza, em média, 350 voos diários e espera normalizar todas as rotas até o final do mês. O gaúcho Fernando Pinto (ex-Varig, de 19965 a 1999, antes da falência), é presidente do Conselho de Administração e CEO da TAP. Ele presidente a companhia desde outubro de 2000.

Comando de voz na MAN
Após investimentos R$ 1,2 milhão, a montadora MAN Latin America, de Resende (RJ), responsável pela montagem de caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, dá mais um passo pioneiro de modernidade para o segmento, no país. Com o up grade, “as mais de 70.000 peças manuseadas diariamente na fábrica” irão, a partir de agora, “por meio de comando de voz”. Assim, assegura a assessoria da empresa, a MAN terá “significativos ganhos em produtividade nos sistemas logísticos”.

Em 3D
A MAN deu avanços no desenvolvimento de peças. Colocou no processo a impressora uma 3D e, assim, em um ano, superou os 200 protótipos produzidos. Por essa via, a montadora local atingiu quase 80% na redução de custo dos mock ups (modelos conceituais) “na fase inicial dos novos projetos, num processo que leva, no mínimo, quatro semanas”, informou, em nota, em maio.

Máquinas
De 5 a 8 de agosto, em Santa Luzia (MG), será realizada a feira de máquinas rodoviárias e para mineração Equipo Mining 2014. A feira está em sua 12ª edição e tem parceria da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).  

Cabo Verde
O minúsculo Cabo Vede, uma ilha na costa atlântica da África, terá crescimento real de 3% no seu PIB, em 2014, contra 0,5% no ano passado. A projeção está em relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Isso justifica, em parte, a crescente procura de empresários brasileiros para escritórios de negócios (offshore) na ilha. O “milagre” está nas relações diretamente ligadas à zona do euro, que deu uma respirada. Assim o turismo, principal fonte, returbinou, emigrantes melhoraram suas remessas e, na rabeira, o retorno do Investimento Direto Estrangeiro (IDE). O Fundo destacou também a retomada da confiança interna pelos consumidores e investidores, que aprovaram as medidas econômicas adotadas pelo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário