quinta-feira, 17 de julho de 2014

Agrale exportará pelo ES

Enviado por Nairo Alméri – qui, 17.7.2014 | às 21h50 - modificado 18.1.2014, às 855
Com investimentos de R$ 40 milhões, a montadora gaúcha de automotivos e equipamentos agrícolas Agrale, de Caxias do Sul (RS), colocará, até o final de 2015, em operação uma unidade de chassi em São Mateus (ES). O diretor-presidente da empresa, Hugo Zattera, assegura que a planta terá a linha de todos os itens da marca e que começará pelos chassis para ônibus. Além da redução de custos para seus produtos no restante do país, a Agrale que ficar mais próxima da unidade do principal cliente, a Volare, do Grupo Marcopolo, que começará a produção, na mesma cidade, ainda neste semestre. Esta empresa investiu R$ 35 milhões. O CEO da Agrale salientou que as exportações realizadas pelo Rio Grande do Sul deverão ser transferidas para a unidade capixaba, por uma questão de custos.

16° Encontro de RIs
O 16° Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, dias 22 e 23, em São Paulo, colocou em pauta a pergunta: Qual o papel do profissional de RI na Criação e Preservação de Valor? O evento figura o calendário de relações com investidores como o mais importante da América Latina e é promovido pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) em conjunto com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri). Entre os convidados o destaque será o economista e sociólogo Eduardo Giannetti da Fonseca. Farão conferências ainda os presidentes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Gomes Pereira, da Abrasca, Antonio Castro, e do Conselho de Administração do Ibri, Geraldo Soares. Nos dois dias serão debatidos  temas como a “Inteligência de RI nas Empresas” e as perspectivas da “Macroeconomia e Mercado de Capitais na América Latina”.

ANDA, alimentos
De carona em projeções da Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO), Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), que reúne fabricantes de fertilizantes, realizará 4º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, dia 26 de agosto, em São Paulo, para debater os caminhos a serem seguidos pelos países produtores de alimentos nas próximas décadas. A base das  discussões da ANDA será a projeção da FAO, da necessidade, até 2050, de crescimento de 60% na produção de alimentos. Seguindo essa projeção, se estaria assumindo um aumento anual de 1 bilhão de toneladas de grãos a mais e 200 milhões de carnes. A ANDA  cita a FAO e ao Banco Mundial para a informação de que os fertilizantes são a segurança para a produção de 50% dos alimentos no planeta.

MercoAgro 2014
De 9 a 12 de setembro, em Capecó (SC), será realizada a MercoAgro Carne & Leite, o mais importante evento no segmento da exposição da indústria da carne na América Latina. A novidade neste ano será inclusão de setores de manutenção de equipamentos processadores de carne e de leite. O evento é patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Prefeitura Municipal de Chapecó, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicional, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada (Abiaf).

Industrialização
Dentro do MercoAgro 2014 será realizado o Seminário Internacional de Industrialização da Carne, organizado pelo Senai de SC, com palestrantes nacionais e internacionais. É voltado para técnicos, tecnólogos e engenheiros químicos e de alimentos, veterinários, profissionais e estudantes de áreas afins. O tema central do seminário será “Inovação, Tecnologia e Competitividade na Indústria de Carnes” e terá os seguintes painéis: Estratégias criativas de competitividade na indústria; Evolução da tecnologia em processamento de carnes; Aplicação comercial da alta pressão em produtos frescos e prontos para o consumo na indústria de carnes: tendências e oportunidades globais; Desafios do Ministério da Agricultura frente à exportação e Barreiras Sanitárias; Tecnologia e otimização de rendimento de carne de frango.

Salão Inovação
O Salão da Inovação será outra no MercoAgro 2014. Exibirá projetos inovadores de estudantes do Senai de SC e de empresas parceiras na área de alimentos, integrando a programação técnica a científica da feira. Na mesma área, terá também o Inova MercoAgro Carne e Leite, para exibição de tecnologias com as perspectivas de futuro para o processamento da proteína animal, programação para as universidades da região. Além disso, funcionará  um Laboratório Experimental  do Senai de Chapecó, que poderá ser alugado para processamentos de carnes e derivados às indústrias que desejarem demonstrar ou lançar novos produtos.

Microbiologia
Pelo segundo ano, a MercoAgro 2014 promoverá o Curso Internacional de Detecção de Patógenos, cujo objetivo é o de disseminar as melhores práticas na área de microbiologia de alimentos, incluindo as mais recentes inovações e tecnologia no segmento. Essa programação é do Senai SC e o Instituto Inter-Americano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e terá a participação de professores com experiências internacionais da University of Nebraska-Lincoln e Purdue University, dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário