segunda-feira, 21 de julho de 2014

Células orgânicas fotovoltaicas

Enviado por Nairo Alméri – seg, 18.7.2014 |às 20h20
O pesquisador Sungjune Jung, professor assistente do Departamento de Engenharia Criativo Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia (Postech) na Coreia do Sul, assegura que a aplicação a produção de células fotovoltaicas orgânicas (OPV, na sigla em inglês) para captação da energia solar apresenta para o mundo potencial imensurável para se estabelecer como alternativa ao “silício PV filme”. A vantagem estaria na enorme facilidade ao processo de impressão a baixo custo, aliado a um imenso leque de aplicabilidade: fachadas de prédios e janelas, pelo fato de serem células semitransparentes. Isso significa que podem ocupar enormes superfícies, o que lhes assegura escala em produtividade. Essas células solares são impressas pelo sistema de jato de tinta.

Energia solar
Um relatório do IHS Technology, de Englewood, Colorado, nos EUA, estima que o mercado global de células fotovoltaicas (PV, na sigla em inglês) crescerá 24% no segundo semestre frente em relação ao primeiro, com US$ 28,7 bilhões. No primeiro semestre, foram realizados negócios da ordem de US$ 23,1 bilhões pelas indústrias de indústrias de silício policristalino PV, “bolachas”, células e módulos. As receitas com os módulos solares, destaca o relatório, crescerão próximo dos 30%.

Firjan, inovação
Na sede da Firjan, no Rio, dias 29 e 30, será realizado o 3º Seminário Nacional de Incentivo à Inovação. Promovido pelo Instituto Valor e patrocinado pela Quasar Technology, da, o evento reunirá CEO’s, CFO’s, CIO’s, CSIO’s, Gestores de TI e Financeiros, pesquisadores Sony Mobile, empreendedores e investidores preocupados com questões básicas quando o assunto inovação tecnológica: desde leis de incentivo, venture capital e private equity  até as áreas mais promissoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário