terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sustentabilidade vista pelo Ibram

Enviado por Nairo Alméri – ter, 24.9.2013 | às 9h34
Elaborado a partir de pesquisas encomendadas à ERM Brasil, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) lançou ontem o estudo “Gestão para a sustentabilidade na mineração – 20 anos de história”. Como está no título, o documento, de 168 páginas de texto, abriga conteúdo de práticas adotadas no setor mineral nas duas últimas décadas e lança análises com propostas para se “alcançar o padrão de crescimento almejado pela sociedade brasileira, hoje e no futuro”, encerra o prefácio assinado pelo diretor-presidente do Instituto, José Fernando Coura.
Dividido em quatro grandes capítulos – Sustentabilidade, Mineração e Desenvolvimento Sustentável, Práticas de Sustentabilidade da Mineração e Contextos Após a Conferência – Rio+20 e Perspectivas), o estudo adotou tem um viés diferente da modalidade que abrange grandes períodos: as comparações que ilustram “a evolução de práticas de gestão” para as questões de cunho ambiental, econômico, social e de governança pega épocas mais recente, 1990-95 e 2012.

Só 1,3% no GEE
O item que trata das “Mudanças Climáticas”, parte do primeiro capítulo, retira das cotas das empresas de mineração a pecha de agressora significativa no Brasil via emissão de gases efeito estufa (GEE). “As emissões brasileiras decorrem, majoritariamente, de mudança de uso da terra (desmatamento), seguido de emissões do setor agropecuário e de queima de combustíveis em processos industriais e transportes”. No Brasil, em 2008 (Ibram), as emissões de CO2 atingiram ao redor de 1,6 bilhão de toneladas. Desse volume, a mineração foi responsável por 1,3%. “De acordo com inventário feito pelo Ibram (2008), mais de 90% das emissões do setor são relativas ao uso de combustíveis fóssil”.

Alta empregabilidade
A empregabilidade na mineração ainda é intensiva. Essa interpretação se extrai da parte “Mercado e Efeitos Econômicos do Setor”, na parte dedicada ao capítulo 2. No exercício fiscal de 2011, eram 175 mil trabalhadores ocupados nas empresas de mineração. Na cadeia, somavam 2,2 milhões. Empregando dados do Ministério das Minas e Energia (MME – Plano Nacional de Mineração 2030), de 2008, o coeficiente de empregabilidade indireta do segmento é de 1:13, ou seja, cada emprego direto gera outros 13 (Confederação Nacional da Indústria -CNI, 2012). No ano passado, a o PIB mineral brasileiro foi de US$ 51 bilhões, elevação de 500% em dez anos, de acordo com o Instituto.

O GRI não pegou
Um aspecto positivo do estudo do Ibram é a presença de algumas (poucas, ainda) análises críticas. Cabe destacar, conforme relata a publicação, que ainda não pegaram práticas, surgidas na década passada, como as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). “Apesar do aumento de relatórios de sustentabilidade baseados na GRI, de empresas de mineração com atuação no Brasil, o que indica progressão de suas práticas de monitoramento de desempenho por indicadores de sustentabilidade, a integração e articulação de gestão tem se demonstrado um desafio importante para as empresas. Isto se dá, principalmente, porque foram poucas as empresas que adaptaram seus sistemas de gestão existentes para que estes fornecessem os dados para os indicadores de monitoramento prescritos pela GRI. Desta forma a integração e articulação da gestão tem se demonstrado um desafio importante para as empresas”. Inserida Gestão Ambiental, do terceiro capítulo, a crítica justifica, em tese, a citação em destaque de apenas quatro mineradoras: Vale, Alcoa, Samarco (50% Vale) e Mineração Rio do Norte (Vale/Alcoa).

E o futuro?
No último capítulo, de apenas três páginas, o Ibram sugere uma retrospectiva na mineração tendo como referência a Eco-92 (Conferência Ambiental da ONU, no Rio, em 1992). Afirma que houve “aprendizado”, mas que deve se preparar para mudanças que virão das relações econômicas. “A questão que se coloca agora é sobre o futuro: qual é o papel da mineração na agenda de desenvolvimento do país? O setor está diante de uma janela de oportunidade: ser protagonista no equacionamento de questões ambientais e sociais ampliando sua capacidade de demonstrar à sociedade sua efetiva contribuição”.

Presenças
O lançamento do estudo “Gestão para a sustentabilidade na mineração – 20 anos de história” foi parte da programação de abertura do 15º Congresso Brasileiro de Mineração e Feira Internacional de Mineração (Exposibram), em Belo Horizonte, que dura até quinta-feira. Realizado no estande do Ibram, o evento teve presença autoridades do Governo e executivos do setor. Além do seu diretor de Assuntos Ambientais, Rinaldo César Mancin (um dos organizadores da publicação), estiveram o secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Carlos Nogueira da Costa Júnior, o presidente da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Manoel Barreto da Rocha Neto, o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura Santos, e o engenheiro de Minas e consultor José Mendo Mizael de Souza (ex-secretário-executivo e ex-presidente do Ibram).

Nenhum comentário:

Postar um comentário