sábado, 15 de dezembro de 2012

Startups brasileiras fora do interesse

15/12/2012
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) faz uma análise, com base em publicação do “The New York Times”, que mostra que, ao mesmo tempo em que as startups brasileiras passaram a despertar interesse de empresas de capital de risco do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), segmentos promissores da área de tecnologia têm sido ignorados. A Anpei salienta que empresas privadas investem em e-commerce e outras áreas, mas rejeitam campos como nanotecnologia, robótica e tecnologia da informação.  
Diante disso, o governo brasileiro determinou ao BNDES a criação do fundo Criatec, para dar sustentação às novas empresas de base tecnológica, não deixando apenas por conta das venture capital (empresas de investimento de capital de risco) para área de P,D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica). 
Acima de US$ 10 milhões 
A Anpei informa que alguns investidores estrangeiros começam a avaliar a carteira do Criatec, mas não demonstram interesse em startup brasileira com faturamento inferior a US$ 10 milhões anuais. 
Husqvarna no Brasil
A BMW Group Brasil colocou o executivo Matteo Mônaco Villano no comando da Husqvarna no país. Formando em Administração de Empresas e pós-graduado em Marketing, Villano está no setor automotivo desde 1998, começando pelo setor de autopeças da Siemens VDO. 
Mercadante 
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, continua bem na foto. Quinta-feira, em Moscou, como em outras viagens da presidente Dilma Rousseff ao exterior, ele estava ao seu lado na entrevista. Enquanto isso, Guido Mantega, da Fazenda, e Fernando Pimentel, ficaram por aqui descascando seus pepinos. Mantega, de um PIB cada vez mais ‘Pibinho’, e Pimentel, contornando denúncias contra sua gestão na Prefeitura de Belo Horizonte. 
Milho
O Ministério da Agricultura divulgou o zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de milho consorciado com braquiária, utilizado em práticas sustentáveis como no Sistema de Plantio Direto. Anunciou também os zoneamentos para amendoim, aveia, canola, cevada (de sequeiro e irrigada), feijão (3ª safra), milho e trigo (de sequeiro e irrigado).
Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário