sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Palanques da Anpei

07/12/2012
Será de 3 a 5 de junho de 2013, em Vitória (ES), a XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica 2013 XIII Conference Anpei Technological Innovation 2013), organizada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Os eventos da entidade versam exclusivamente sobre inovação nas empresas brasileiras. Na próxima, o tema central será “Inovação Competitiva e Aberta: Transformando o Brasil”.

Promessas...
As duas últimas conferencias da Anpei tiveram enorme peso para o governo. Na penúltima, quando era ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação o economista e ex-senador Aloizio Mercadante (PT-SP), houve uma chuva de compromissos, como colocar acima de 3% do PIB os investimentos do governo na área. Durante a XI Anpei, em junho de 2011, foi efusivamente aplaudido por cientistas e pesquisadores que estão no chão das indústrias.

Vazias
Pouco antes, em março, dentro do campus da UFRJ, Mercadante tinha sido incisivo em afirmar que o MCT iria priorizar investimentos em tecnologia e inovação. Disse que o Brasil realizava esforços para ter avanços tecnológicos, mas que não era tudo. “Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em 2009 foram da ordem de US$ 24,2 bilhões, mas isso representa apenas pouco mais de 1% do Produto Interno Bruto (PIB)”, afirmou Mercadante. Saiu do MCTI e o compromisso virou voz sem eco.

Com votos
Agora, no Ministério da Educação, praia mais atraente para quem não pretende largar a política, Mercadante, de cara, fez discurso por 100% dos royalties do petróleo para a educação. Em três meses, teve resultado. Não levou a comissão dos poços em produção, mas assegurou a integralidade daquela comissão extraída em poços futuros na camada do pré-sal. A proposta está engajada nas eleições de 2014.

Furnas
O projeto “Furnas nas Escolas”, para capacitação de educadores e sensibilização de alunos para as questões ambientais, fechou 2012 com o envolvimento de 6 mil alunos e 500 professores, de 31 instituições de ensino em cinco municípios de Minas na área de influência da hidrelétrica de Furnas. Sob o tema “Energia Eficiente”, os alunos, todos de escolas públicas e dos ensinos Médio e Fundamental, participaram de programações com palestras, promoveram feiras culturais, com montagem de um aquecedor solar e distribuição de mudas cultivadas no horto florestal da usina. Como resultado, foi criado um livreto de poesias, editado e distribuído por Furnas.

Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário