terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Vale pode sair das minas de baixa produção

11/12/2012
Depois que indagado aqui, no dia 6 de novembro, “O que mais a Vale venderá?” – abordagem para as vendas Vale Manganèse France SAS, na França, e a Vale Manganese Norway AS, na Noruega –, na semana passada, em Londres o presidente da companhia, Murilo Ferreira, fez nova oferta: a de negociação de 50% ou mais do capital social da Vale Logística Integrada (VLI - Valley Integrated Logistics VLI).

Fazendo caixa
A empresa pretende captar, nessa operação, acima de US$ 1 bilhão. O valor praticamente banca o projeto de ferrovia no Máli, na fronteira com Moçambique, na África: 136 quilômetros novos, modernização de outros 99 quilômetros, construção de 45 pontes ferroviárias e três viadutos rodoviários. A ferrovia ligará a um sistema portuário de Moçambique e atenderá principalmente ao transporte de carvão mineral.

Minas de baixa produção
Mas a desmobilização de ativos pela Vale não para por aí. Com o frequente discurso de busca de melhor performance nos resultados, diretores de sindicatos Metabase (dos trabalhadores em minas), dentro do Quadrilátero Ferrífero, em Minas, não descartam a probabilidade de a companhia sair também das lavras de minério de ferro com produção inferior a 5 milhões de toneladas/ano. Mas manteria direito de preferência de compra da produção. Com isso reduziria custos operacionais de produção.

Bom exemplo capixaba
Na estrutura da administração direta do governo do Espírito Santo, algumas secretarias que gozam de status em outros estados foram aglomeradas, surgindo a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTIT). Se funcionar, e parece que sim, a julgar pelo crescimento da economia do Estado, deveria ser imitado por outras unidades da federação.

Ceise Br
A diretoria do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br), com sede em Sertãozinho (SP), para o triênio 2013-15 será presidido por Antônio Eduardo Tonielo Filho. O novo dirigente (engenheiro agrônomo pós-graduado em Administração de Empresas) é diretor das usinas Virálcool, de Pitangueiras, e Santa Inês, de Sertãozinho.


Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

Zagope

Nenhum comentário:

Postar um comentário