terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Perguntem à Andrade Gutierrez

04/12/2012
Muita encenação nessa história das concessões das hidrelétricas que vencerão. Tem muito de coisa só para inglês ver. Perguntem àquele que foi, nos anos das décadas de 1980 e 1990, o principal executivo do Grupo Andrade Gutierrez, Eduardo Borges Andrade, se ele aprovaria a entrada do conglomerado (ocorrida em 2010) em 33% do capital do Grupo Cemig para, no dia seguinte, deixar de ser dono de alguns bilhões de reais em ativos fixos.

Não perde dinheiro
É bom não se perder de vista que o Grupo Andrade Gutierrez não está apenas nos mercados de construção pesada, serviços (telecomunicações é o principal), concessões e geração de energia. Tem negócios também no mercado financeiro, com fundos de investimento.

BNDES banca piscina
Às margens da BR-040, no sentido Belo Horizonte-Rio, em Nova Lima, uma loja exibe enormes piscinas em fibra de vidro para venda. Daquelas que é só fazer o buraco e jogá-la dentro, encher de água e refrescar o corpo. Nada de mais. O curioso é faixa colocada na loja, anunciando que “aceita” Cartão BNDES. Financiamento público que falta em boas escolas, bons hospitais, rodovias seguras etc. A tal loja está estrategicamente no caminho dos grandes condomínios horizontais fechados da APA Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Tutto brasiliano
No dia 12 de novembro de 2008, o engenheiro italiano Valentino Rizzioli, então presidente da Case New Holland (CNH), 1º vice-presidente da Anfavea e um dos principais executivos do Grupo Fiat, na América Latina, recebeu o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. No último dia 22 (de novembro), a mulher dele, Silvana Rizzioli, ex-presidente da Fundação Fiat, recebeu o título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais.

Qualidade das sementes
O Ministério da Agricultura abriu consulta pública para dois projetos de Instrução Normativa (IN) para garantir a qualidade das sementes utilizadas na agricultura brasileira. A consulta será por 120 dias, a contar de 28 de novembro. A medidas resultantes valerão a partir da safra 2013/2014.

Novo partido
Quarta-feira (5), no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, nascerá o Partido Solidariedade.

Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

Um comentário: