sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

VALE - TRAGÉDIA NO CÓRREGO DO FEIJÃO

Da conta Facebook
Enviado por Nairo Alméri - sex, 25.01.2019 | às 21h49 - Modificado em 16.3.2019

BARRAGEM CÓRREGO DO FEIJÃO

O ribeirão Córrego do Feijão dá nome ao arraial e à Mina Córrego do Feijão. A entrada do arraial fica a menos 1 mil metros de onde era a Portaria.
Desta vez não foi culpa da CEMIG. Eu ouvia CBN, 12h20, ou pouco mais. E o rádio ficou sem som. Pouco antes, as cachorras ficaram agitadas e as vidraças fizeram barulho. A luz ameaçou devolver a voz do Carlos @Sardenberg. Mas nada. O vizinho de chácara, Fernando, me indaga, do lado dele, se tinha acabo a luz. Confirmo. De repente ele informa: “Foi na @Vale”. Eu brinco: “Então a CEMIG resolve logo!”. Vou pro Facebook e reclamo:”@CEMIG DETESTA O CÓRREGO DO @FEIJÃO (2)”. Já tinha faltado luz no Natal e há semana passada. E relato que o dia está ensolarado e não venta. Ouço vozes e gritos na rua. Caminho pela alameda até o portão. Vejo, na rua, pessoas desesperadas nos celulares, chorando o nome de pessoas e gritando que barragem da Vale se rompeu (AMIGOS, ESTOU  NUM RESTAURANTE, EM CASA BRANCA, RECARREGANDO CELULARES, COMENDO ALGUMA COISA E A NOTICIA VAI NO PORTUGUÊS QUE DER...). Volto para casa e o Fernando confirma a tragédia. Uma dimensão em vítimas, até às 19h30, que sequer os bombeiros dimensionavam. “(Certamente) Supera a @Samarco”, disse o tenente @Aihara, porta-voz dos Bombeiros, ao ser indagado por número de vítimas. Na hora estavam lotados o restaurante, refeitório e Mecânica (oficina dê manutenção das máquinas). Mas, em mesma área, também com muita gente na Administração e Portaria.

Saí para ouvir e ajudar. Conversar com as pessoas e, depois, ajudar a socorrer animais domésticos em propriedade que fica mais próxima onde havia uma lagoa, que, depois, recebeu uma barragem. A jusante, cerca 1,2 km, ficava a Pousada Estância Nova. Primeiras notícias eram de que havia 12 pessoas lá.

Choro, lágrimas... no meio da tarde, congestiono o envio de informações e imagens para as redes sociais. Os celulares perdem cargas. Fico sem contato e passo a ajudar as pessoas.

Pessoas do Córrego do Feijão sempre falaram e ouviram falar dos riscos da tragédia. Mas se calam nas audiências públicas, em troca do emprego próprio, marido, mulher e filhos. E o Ministério Público se cala sempre, ou seja, dá o voto silencioso para Vale. @Feam e @Copam seguem o MP.
O tenente do bombeiro relatou que a Barragem 1 rompeu primeiro. E puxou a Barragem 4. “Tem outra que estamos monitorando agora”, disse, às 18h30. “Mas se houver acidente não atingirá aqui”, assegurou em relação à segurança dos moradores da parte urbana do arraial do Córrego do Feijão. Isso logo após um militar da PM começar a informar que “ todos deveriam evacuar a área (o arraial)".

O arraial está sem luz e as autoridades pedem para que a população não consuma a água que está chegando nas casas. O governador de Minas, Romeu @Zema, sobrevoou a área. Toda defesa civil do Estado e Brumadinho concentrou o atendimento no Centro Comunitário. O Córrego do Feijão fica a 12 km da sede do município e 43 de Belo Horizonte, pela BR-040, sentido Rio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário