segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

VALE - DIA NÃO TERMINA

Enviado por Nairo Alméri - seg,28.1.2029| às 22h44 - modificado 16.03.2019


 CÓRREGO DO FEIJÃO, Brumadinho (MG) - Agora são  oito e quarenta (20h40). Alvorada as cinco (5h). Inicio das missões às seis (6h)”. Essas as palavras de encerramento de um dia trabalho ouvidas por cerca de 60 militares do Corpo de Bombeiros, pertencentes ao BEMAD (Batalhão Especializado em Desastres, e Emergências Ambientais). Sentados no gramado do campo de futebol, utilizado como campo de pouso e decolagem pelos helicópteros do Corpo de Bombeiros, PRF e IEF, eles receberam de seus superiores elogios e recomendações sobre cuidados pessoais de seus superiores. A coronel Andréia Geraldo Batista, chefe da Assessoria de Assistência à Saúde (AAS), abriu a conversa pedindo aos militares todo cuidado com a saúde: o contato prolongado da lama de rejeito de minério de ferro com a pele pode causar doenças. Por isso ninguém deve  negligenciar, pois há o risco do afastamento da missão. “Vocês andem em dupla. Se um precisar de ajuda, o outro busca socorro”, aconselhou a coronel.
“Salvar!...” O grito desses bravos ecoou de frente da Igreja de Nossa Senhora das Dores, que beira o gramado (é o Centro das Operações), pelo arraial e encerrou mais dia (já noite) de busca às vítimas da tragédia causada pela lama que saiu das duas barragens de rejeito da Vale. Na sexta-feira (25), entre 12h25 e 12h30), houve rompimento em duas barragens de rejeito na Mina Córrego do Feijão.
Entre mortos e “desaparecidos” , estão funcionários da Vale, de empreiteiras, de empresas fornecedoras de serviços, de pousada, moradores das proximidades e pessoas que transitavam em estradas municipais.
BALANÇO - No balanço das principais ocorrências do dia, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara,  informou que foram realizadas 68 missões de sobrevoo; de um ônibus, retirados dois corpos; que os equipamentos nacionais de salvamento recebiam adaptações para uso pelos militares de Israel, e os brasileiros recebiam ensinamentos para operar os trazidos pelos israelenses; não houve resgate de pessoas com vida; e, que  pessoas têm se aventurado em encontrar em encontrar vítimas, criando situação extra para equipes para resgatá-las.
O capitão Johnny Franco de Oliveira, apresentou o seguinte estatística consolidada neste dia: 271 desaparecidos, 197 resgatados vivos e 81 - nesta segunda-feira, 14 corpos e sete partes)

- BOLT (foto no link) - Cachorro dos Corpo de Bombeiros localizou um corpo nas operações de resgate deste dia.


https://www.facebook.com/100007915682261/posts/2255221708084997/



Nenhum comentário:

Postar um comentário