terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mercadante quer mandar na Petrobras

Enviado por Nairo Alméri - ter, 03.2.2015 | às 21h13 - modificado 07.2.2015, às 17h31
O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, é candidato de si próprio e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a presidência do Conselho da Petrobras, no lugar do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, no processo de substituição de Graça Foster, da presidência da diretoria executiva. Mercadante, também com apoio de Lula, pressiona para que toda a atual diretoria não fique no comando da estatal até março, prazo vazado por um ministro, no começo da tarde, em Brasília. Desde o final do 2º turno das eleições (26 de outubro), o ministro da Casa Civil tenta limpar o caminho para seu triunfo rumo à Avenida Chile, no Rio, onde está a sede da Petrobras. 

Interventor 
O ministro Mercadante é filho do general Oswaldo Muniz Oliva, que foi comandante da Escola Superior de Guerra, no Rio. Cursou Economia na FEA/USP, fez metrado (1989) e doutorado (2010) na Unicamp. É professor licenciado na PUC-SP. A sua base em economia é puramente acadêmica. Ele nunca administrou uma empresa. Então, se acontecer a sua ida para a estatal será no papel de "interventor".

Venceu a primeira
O anúncio, na manhã desta quarta-feira, da saída de todo o time da Diretoria da Petrobras agora, foi a primeira vitória de Mercadante. Na sexta-feira, com Dilma e Lula juntos, ele saberá o tamanho de seu fôlego para outros pleitos e conquistas dentro o Governo.
Mercan



Nenhum comentário:

Postar um comentário