quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Gripen NG, frota micada de US$ 4,5 bilhões

Brasil é histórico em sucatas aéreas

Enviado por Nairo Alméri – qui, 21.08.2014 | às 8h55
Levantando o histórico das frotas aéreas do Brasil, tanto na FAB, na Marinha e no Exército, desde 1932 (14 modelos Boeing 256 e nove Boeing 267, que eram da Marinha dos Estados Unidos), a conclusão é que sempre recebeu sucatas voadoras. No final dos anos 1990, vieram mais ferros velhos do Kuwait: 23 A-4 Skyhawk, também da Boeing, para a Marinha. Quando não são armas de guerra soltando parafusos, as peças novas chegam com tecnologias obsoletas antes mesmo da decolagem. Esta última situação é a da encomenda de US$ 4,5 bilhões, junto à sueca Saab, para 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Venezuela melhor
Um relatório mostrando que o Governo Dilma Rousseff (PT) micou nessa brincadeira está engavetado pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Até os aviões russos Sukhoi 30 vendidos à Venezuela dariam um vareio nos Gripen NG nas operações de fronteira. A Venezuela quer mais 24 unidades SU-30.

Eleições
A bolha com esse mico, certamente, não irá estourar antes do término das eleições presidenciais, pois o PMDB é o esteio de sustentação e negociações e acertos políticos do PT em sua base aliada de partidos. Isso agora seria mais munição em mãos da oposição à reeleição da presidente Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário