sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Made in china

Enviado por Nairo Alméri sex, 29.11.2013 | às 1h06

Capitalismo crise - setembro de 2013
Fatos relevantes da economia internacional em setembro de 2013
Por Edson Pereira 01 de outubro de 2013
(...)
Segundo Justin Yufi Lin, autor de “Against the Consensus: refletions on the Great Recession”, a China está prestes a fazer uma transição de uma economia com base em mão de obra pouco qualificada, para uma focada no uso mais intensivo de tecnologia. Isso pode fazer com que 100 milhões de empregos industriais migrem para outros lugares. Os países pobres que puderem implementar uma estratégia para capturar essas novas oportunidades industriais entrarão em um caminho dinâmico de mudança estrutural que poderá reduzir a pobreza. Na África estima-se em apenas 10 milhões o número de trabalhadores na indústria. Colocar na África parte dos 85 milhões de empregos industriais de baixo valor agregado da China criaria enormes oportunidades para o continente.

Randon
O Grupo Randon, de Caxias do Sul (RS), é líder nacional na fabricação de implementos rodoviários. Mas para sustentar o posto não bata ter mais de seis décadas de mercado. É preciso muito marketing, além de um rosário de iniciativas na fábrica e no pós-venda. Para se ter uma ideia desse esforço conjunto, as Empresas Randon encerrarão 2013  com a participação em mais de 20 feiras/eventos em todas as regiões do país.  Assim, em dezembro, de 16 a 22, levará sua marca à tradicional Festa de São Cristóvão e dos Motoristas de Garibaldi (RS).

Patrus
Com benefícios atingindo 65 filiais espalhadas pelo país, em menos de 20 dias a Patrus Transportes Urgentes, de Contagem (MG), iniciará o uso do novo sistema de gerenciamento de transportes, o TMS - transport management system, em sua maior unidade, a de Guarulhos (SP). “Nosso negócio é gestão de transportes, não de mudanças. Sabemos que para colocar um sistema no ar precisávamos comunicar e engajar os colaboradores para ter sucesso na operação”, comenta o gerente de TI, Telecom e CEDOC na Patrus, Manuel Landeiro, ao justificar a opção pelo TMS.

Tamanho
A Patrus opera uma frota própria de 700 e, terceirizada, outros 900. São carretas, trucks, caminhões ¾ e veículos leves. Na matriz, em terreno de 40 mil m2, a empresa opera um Centro de Distribuição (CD) com 12.000 m² de área construída e 74 docas. Em dezembro de 2012, o presidente da Patrus, Marcelo Patrus, anunciou investimentos de R$ 30 milhões, em 2013, na ampliação de terminais, em automação e TI, frota e no treinamento de funcionários, com a meta de retornar o crescimento dos negócios aos 20% ao ano.

Prêmio Apimec
No dia 27, em Belo Horizonte,  Apimec Nacional (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitai) e a Apimec MG, em sua  premiaram os melhores profissionais do mercado brasileiro de capitais, assim como as empresas de capital aberto que melhor apresentaram seus resultados aos associados dessas entidades neste ano. Os homenageados da 40ª Edição do Prêmio Apimec foram: Prêmio Profissional de Relações com o Investidor, Luiz Fernando Rolla (Cemig); Profissional de Investimento, Matias Frederico Dieterich; Companhia Aberta - Categoria A, Banco Bradesco S/A; Companhia Aberta - Categoria B, Eternit S/A; Veículo de Comunicação, Jornal Valor Econômico S/A; Prêmio Especial, Roberto Teixeira da Costa. O Prêmio Apimec Minas - Mercado de Capitais 2013 foi para a BRF S/A (Prêmio Qualidade – Melhor Reunião), e Carlos Alberto Teixeira de Oliveira (Prêmio Especial).

Poeta Antônio Siúves
Enviado por Nairo Alméri – sex, 29.11.2013 | às 1h06

ANTÔNIO SIÚVES AUTOGRAFA “MORAL DAS HORAS”
Enviado por Manduruvá edições especiais – 23.11.2013
     O escritor, poeta e jornalista Antônio Siúves lança seu aguardado livro de poemas “Moral das Horas” amanhã (30), das 10h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, Belo Horizonte.
      “Moral das Horas” se coloca no espaço literário entre o lirismo atinado e a irrisão de poetas e humanistas que buscaram retratar nossa condição espiritual. Siúves explora veios de amor, ódio, vaidade, desespero e loucura em ruas de Belo Horizonte ou de Paris, na TV, na internet e na clivagem da memória, transformando-se em artífice e protagonista de poemas capazes de arrebatar mesmo leitores menos afeitos à poesia. Nada escapa à sensibilidade e ao interesse do autor: os laços frios das redes sociais, os descaminhos da imprensa, a matemática da vaidade, o cientificismo e o estatuto da arte ameaçada de morte, quando não a própria ideia (escamoteada) do absurdo da vida.
     Exposição original sobre o espírito da época, “Moral das Horas” reúne poemas assombrados na zona fronteiriça deste começo de século. Entramos a viver o advento do chamado “pós-humano”, sob a hegemonia da tecnociência? Como o Facebook e outros meios afins, as drogas reguladoras do humor e da inteligência afetam a memória e nossas ideias sobre o amor, a arte e a liberdade?
     No posfácio da publicação, o poeta Sebastião Nunes observa que “Siúves vai mais fundo, descendo aos abismos fundadores da melhor poesia (...) É um poeta interessado no mundo e na vida, e seu olhar é multifacetado. Ainda inédito, olha com desconfiança a própria obra, assim como encara com desconfiança a vida que nos foi dada, e que torna a todos nós escravos do presente, fugitivos da tragédia. Não existe saída, nem ao menos porta”.
     Antônio Siúves, 52 anos, jornalista há 27, atuou como repórter, cronista, crítico cultural, editor e chefe de redação das principais publicações de Belo Horizonte. Trabalhou nos jornais Diário de Minas (1986-1988), DM (1989), Hoje em Dia (1991-1996) e O Tempo (1996-2006), onde ajudou a planejar editorias e definir coberturas inovadoras. Em 2007, trocou as redações por empresa própria, dedicando-se à comunicação institucional, enquanto mantém um blog de poesia. Contatos com o autor: (31) 8371-1822 contato@manduruvaeditora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário