sexta-feira, 22 de junho de 2018

Ferrovias x caminhoneiros

Agricultores nos EUA dispõem de 17 vezes mais rodovias asfaltadas por 1 mil km2 de lavoura


Enviado Nairo Alméri – sex, 22.06.2018 | às 18h57
O Brasil tem 63% da logística de cargas no modal rodoviário - sobre eixos de caminhões. Apenas próximo dos 30% sobre trilhos, ferrovias. Se interessar ao Governo (este ou o futuro) acabar status quo de uma economia refém dos motoristas de caminhões, é começar de imediato uma política planejada de Estado (bem diferente de política de Governos - partidos e pessoas). Quem tiver dúvidas da urgência que o país tem para inverter essa situação, relembre o que aconteceu em todo o país na recente greve (maio/junho) dos caminhoneiros. Analise em separado o porquê de Bauru, não ter apresentado o caos da falta de combustíveis na área urbana.

Exportando frete

A tonelada da soja transportada de Sorriso (MT) ao Porto de Santos (SP) teve variação de 59,15%, de R$ 295,00 para R$ 440,00 nas safras de 2017 para 2018. De Sorriso para Porto de Paranaguá (PR), variação de 53%, para R$ 430,00. A pesquisa, citada hoje (22/06) no Portal Canal Rural, é da Consultoria Safras & Mercado e consideram os impactos da greve dos motoristas. A tabela ofertada pelo Governo, como forma de interromper o movimento, teria respondido por 40% no encarecimento do transporte.

Comprativo com os EUA

Não é preciso enveredar-se pelo mundo da engenharia dos números para se entender um pouco do caos na logística da soja no Brasil (115 milhões t safra 2017/2018). Basta uma simples comparação com o maior produtor mundial, os Estados Unidos (120 milhões t safra 2017/2018). Na opção pelo modal rodoviário, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostrou (abril 2018) que o país possui apenas 25 km de rodovias pavimentadas para cada 1 mil km2 de lavoura de soja, contra 438 km nos EUA.


Vale da Eletrônica

Cerca de 330 indústrias de soluções, componentes, equipamentos, conjuntos e embalagens do Vale da Eletrônica, formado pelo polo de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, faturaram R$ 3,2 bilhões (2016). Na recente greve dos caminhoneiros, as indústrias locais foram afetadas. “Está um caos”, avaliou o presidente do SINDVEL (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica), Roberto Souza Pinto, quando indagado, no meio do movimento, qual era a situação.

Defesa da Mulher – Itabira

A Câmara de Vereadores de Itabira, terra do poeta Carlos Drummond de Andrade e onde nasceu a maior mineradora do país, a Vale, aprovou (19/06) projeto de lei, o PL 43/2018, que permite às mulheres o desembarque fora dos pontos de ônibus após às 22h. A lei visa proporcionar mais segurança às mulheres nas vias públicas à noite. Ótimo! Mas, pensando bem, a medida é tão racional que outros municípios do país poderiam adotar de imediato, via Portaria do Poder Concedente das linhas, até que a medida a virar lei. Ou, então, que o Congresso Nacional, em regime de urgência autorize os Executivos municipais nesse sentido, enquanto as Câmaras legalizam a medida (Notícia do www.defatoonline.com.br/).

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