Por Nairo Alméri –
qui, 8-3.2013 | às 14h16
80.03.2013
A Arezzo Indústria e Comércio S.A., importante griffe
nacional de calçados, cintos e acessórios femininos, com fabricação e varejo (tem
franquias nos dois setores) e ações do capital social listadas na Bolsa de
Valores, apresentou no balanço patrimonial de 2012 receita bruta consolidada de
R$ 1,070 bilhão. O resultado foi um crescimento nominal (sem descontar a
inflação) de 28,1%. Os gastos com salários, benefícios e FGTS cresceram 27,4%
sobre 2011, mas ficou estável o comprometimento da receita bruta na sua liquidação, em 8,58% (8,63%, em 2011). O total da carga tributária direta para as três esferas arrecadadoras
(União, Estados e Municípios) sobre a receita variou de 12,20%, em 2011, para
13,35%. Os custos com insumos adquiridos de terceiros continuaram elevados: 65,3%
da receita, mas ligeiramente abaixo de 2011, de 66,8%. O lucro líquido da companhia
fechou 2012 em R$ 96,8 milhões, 5,7% de crescimento. A Arezzo tem sede em Belo
Horizonte e opera empresas controladas no país e exterior.
Randon
Enviado por Nairo
Alméri – qui, 8-3.2013 | às 14h16
O Grupo Randon, de Caxias do Sul (RS), não pretende colocar
em linha de montagem vagões ferroviários para o transporte de passageiros. Continuará
apenas no nicho de cargas. E a pergunta é: por que não interessaria, neste
momento, a Randon, que construirá, a partir de 2014, uma nova fábrica (modular)
de vagões ferroviários, o negócio de equipamentos para passageiros? O questionamento
faz sentido diante do fato que o setor de infraestrutura para o transporte
ferroviário de passageiros, incluindo os vagões, receberá aportes acima de U$ 40 bilhões nos próximos seis anos. Do valor (base de dados do Governo federal,
ANTF e Abifer), entre U$ 15 bilhões a U$ 20 bilhões no projeto do trem de alta
velocidade (TAV) na ligação São Paulo-Campinas-Rio. Outros U$ 10 bilhões irão
para os trens metropolitanos da capital paulista. O restante será pulverizado
pelas demais regiões metropolitanas, incluindo grandes centros fora das
capitais. Depois, viria outro grande projeto de TAV, o do ramal Belo Horizonte-São
Paulo-Curitiba, com extensão superior ao trecho São Paulo-Campinas-Rio.
Accelerate Brazil
O desinteresse por vagões de passageiros foi declarado pelo diretor
corporativo de Implementos e Veículos da Randon, Noberto José Fabris, na
apresentação de resultados dia 28. A nova fábrica de vagões, em Araraquara
(SP), custará R$ 200 milhões. Como nada é definitivo,
é aguardar a configuração dos novos rumos que o setor de ferroviário de passageiros terá a partir dos debates em 17 dos 21 eventos para a ferrovia brasileira que restam este ano. Em maio, no Rio, serão dois de abrangência geral: Rail
and Metro: Latin America, de 7 a 9, e Accelerate Brazil – Expo-Fórum Infraestrutura e
Investimentos, 7 e 8.
Um planeta desconhecido
Enviado por Nairo
Alméri – qui, 8-3.2013 | às 14h16
Ao menos 70% das espécies da Terra são desconhecidas
25/02/2013
Por Karina Toledo
Agência FAPESP – Embora o conhecimento sobre a
biodiversidade do planeta ainda esteja muito fragmentado, estima-se que já
tenham sido descritos aproximadamente 1,75 milhão de espécies diferentes de
seres vivos – incluindo microrganismos, plantas e animais. O número pode
impressionar os mais desavisados, mas representa, nas hipóteses mais otimistas,
apenas 30% das formas de vida existentes na Terra.
Lei mais http://agencia.fapesp.br/16867
ITA seleciona professores
Enviado por Nairo
Alméri – qui, 8-3.2013 | às 14h16
As inscrição vão até 4 de abril. Serão selecionados 13 professores. Lei mais: www.ita.br/concurso2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário