terça-feira, 2 de abril de 2013

Rota da Colômbia


Enviada por Nairo Alméri – ter, 2.4.2013 | às 13h53

A queridinha, do momento, na América Latina, para novos investimentos globais, a Colômbia logo, logo, terá que adotar o português como segundo idioma estrangeiro preferencial, depois do inglês. Isso tamanho o contingente de empresários, diretores executivos de empresas top brasileiros que desembarcam na capital Bogotá ultimamente. Executivos de instituições top de ensino para formação gerencial (pós-graduação) internacional entraram na rota. Deste bloco, embarca, segunda-feira, para o país andino o fundador (1976) da Fundação Dom Cabral (FDC) e seu presidente até 2012, Emerson Almeida. Atualmente, ele preside a Diretoria Estatutária, cuja função principal é “formular as estratégias de longo prazo e ser guardiã dos valores da FDC”, define Emerson.

Soja sem abrigo
Capacidade estática de grãos no país apresenta déficit equivalente a 49 milhões de toneladas por ano safra. Alerta parte, pela 4ª vez, em quatro anos consecutivos da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja).  No próximo dia 11, durante a abertura do 8º Circuito Aprosoja, em Cuiabá (MT), que marca a pré-safra de grãos no país, o tema estará na mesa. No estado, a soja é dominada pela família Maggi, que tem rei, ex-rei, príncipes, barões etc. nadando nos lucros derivados dela – do farejo, óleo, grão in natura ao biodiesel.

40 anos da Mecânica de Comunicação
 A Mecânica de Comunicação, com sede em São Paulo, acaba  de completar 40 anos de atividade ininterrupta em assessoria de imprensa empresarial (publicações, gerenciamento de crises, clipagem analítica, organização de eventos, pool de imprensa nacional e internacional etc.) para grandes companhias e entidades. Em sua carteira figuram eventos e clientes como Agrishow, Randon, Abag, ANDA, Andef, Sobratema, Anpei, Tuper e ABERC. A Mecânica (http://www.meccanica.com.br/) tem ações por todo território nacional, atendendo empresas e grupos econômicos dos segmentos da alimentação, automotivo, aviação, agronegócio, calçados, relações internacionais (câmaras de comércio), construção, consular (embaixadas), entidades de classe, feiras, financeiro, informática e telecomunicação (TI e TIC), químico, farmacêutico, têxtil etc. Seu fundador e diretor é o jornalista Ênio Campói (também relações públicas e publicitário). Ele trabalhou em redações de jornais e empresas de publicidade de São Paulo e assessorias de grandes grupos (Volkswagen do Brasil, Scania Vabis e Ultrafértil). No país, poucas agências de assessoria de imprensa empresarial, um nicho importante do jornalismo, atingiram tamanha longevidade – e com competência.

‘Papagaios’ candidatos
Nas últimas viagens oficiais da presidente Dilma Rousseff ao exterior, incluindo a recente (e polêmica por conta da farra de quartos ocupados pela comitiva em hotel de Roma) ao Vaticano, para recepção do Papa Francisco a chefes de Estado, o ministro da Educação, Aloisio Mercadante, esteve em todas. O petista de São Paulo apareceu em todas as fotos, colado em Dilma (tipo santinho oficial de campanha). Pois bem. Foi anunciado informalmente, o que todo mundo já sabia: Mercante é o candidato ao Governo de São Paulo. Agora, na cúpula dos países Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e demais países em desenvolvimento, o Ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, petista mineiro, teve seus 15 minutos de papagaio. Apareceu ao lado de Dilma e garantiu seu “santinho” para aquilo que também se sabe desde há muito: é o candidato do PT ao Governo de Minas.

Verba benta
Na onda do Papa Francisco, o famoso rio brasileiro de mesmo nome poderá surfar a verba de R$ 200 milhões, para gastar, em 2013 e 2014, na melhoraria da navegabilidade. Se uma ONG esperta arrancar do chefe de Estado do Vaticano um apelo pelo rio, a verba dobra. Se leva-lo até o xará, bate no bilhão. Ele estará no Rio de Janeiro em julho.

Crime ambiental – em área federal
O Ibama (Ministério do Meio Ambiente) e a Polícia Federal (Ministério da Justiça) sabem e não combatem: garimpeiros estão bateando, amoitados, a menos de 4 km da nascente do Rio São Francisco, dentro da área implantada do Parque Nacional da Serra da Canastra. O rio é federal.

Lula cotado no empresariado  
Enviado por Nairo Alméri – ter, 02.4.2013 | às  13h53

Texto escrito por José de Souza Castro:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que viajou a países da África e da América Latina com despesas pagas por empresas privadas, depois de deixar o governo. Existem embaixadas brasileiras que podem auxiliar empresários a fazer negócios no exterior, mas há empresas que consideram Lula mais eficiente nessa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário