terça-feira, 9 de abril de 2013

Mona Lisa - o sonho

Enviado por Nairo Alméri – ter, 09.04.2013 | às 16h08 - modificado às 18h26

Vou esticar o comentário feito, há poucos dias, mas só trato agora, ao blog por respeitada fonte – respeitada autoridade nacional em sua área. Me disse que a mais famosa pintura do mestre renascentista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519), “Mona Lisa” (óleo sobre madeira de álamo; 77 x 53 cm; Florença, 1504 – ano provável da pintura), poderá deixar o Museu do Louvre, em Paris (França), para uma exposição no Brasil. No próximo dia 15, em homenagem à data de nascimento de Da Vinci, o universo das artes celebra o Dia Mundial do Desenhista. Quanto ao comentário da fonte, com todo respeito, é esperar por algo (historicamente) improvável.

Centenários da volta
Em 4 de janeiro de 2014, o Louvre vai comemorar o 1º centenário do retorno de Mona Lisa, após o roubo, em 21 de agosto de 1911, pelo italiano Vincenzo Peruggia, também florentino. Em julgamento, disse que pretendia, apenas, retornar a obra para a Itália. Teve apoio da opinião pública italiana. A pintura foi recuperada em 13 de setembro de 1913.

Sem precedentes
A história registra apenas uma exposição de Mona Lisa fora da França, desde sua venda, pelo próprio Da Vinci, ao Rei Francisco I de França, em 1516: na Galeria Uffizi, em Florença, imediatamente após ser recuperada. Antes de ser levada para o Louvre, no Século XVIII, a tela decorou dois palácios franceses, Royal Château Fontainebleau e Versailles.

Nem pelos Rafales 
Nem mesmo uma operação casada do Governo do PT com o da França, do tipo entregar à Dassault, fabricante do caça Rafale, a encomenda para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), moveria Mona Lisa de sua confortável e vigiada parede. O pactote, para 36 caças, foi avaliado acima e abaixo de US$ 7,5 bilhões e se arrasta desde o Governo Lula. Disputam com o francês um modelo da linha F-18 (Boeing - Estados Unidos) e o Gripen (Saab - Suécia).

Mooca ou Lapa?
De resto, então, é embalar o sonho (mesmo de todos os povos do planeta) em apostas sobre onde o retrato de Mona Lisa, a mulher mais famosa dos cinco últimos séculos, em vindo, ficaria melhor exposto no Brasil. Contudo, reafirmo: a fonte é séria. Sabe lá?!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário