sexta-feira, 7 de junho de 2013

Energia renovável

Enviado por Nairo Alméri - sex, 07.6.2013 | às 11h09

Ainda patina a implementação da Resolução 482/2012 da Aneel, que autoriza o ingresso nas redes da energia excedente gerada em residências e empresas produzida a partir das fontes renováveis, pelo sistema on-gride (conectado à rede). Ou seja: vender ao mercado as sobras, por exemplo, daquilo que for gerado a partir de estações de captação de energia solar (via células fotovoltaicas). A resolução também autoriza a geração pelo sistema off-grid, em locais onde não chegam as redes de energia elétrica. O Governo deverá criar um PAC para estimular empresas.

Stemac
Uma das líderes nacionais no segmento de fabricação de grupos geradores a diesel de energia elétrica, a empresa gaúcha Stemac completa 60 anos com mais de 60 mil sistemas comercializados.

Mais que aço
A metalúrgica Isoeste Metálica, de Anápolis (GO), distribuiu catálogo dentro da feira Construction Expo 2013, que será encerrada amanhã, em São Paulo, assegurando que o produto utilizado para perfis estruturais e estruturas de coberturas de residências e prédios, o aço “galvalume”, da CSN, é de “2 a 4 vezes superior em relação (comparação) ao aço galvanizado”. O revestimento desse aço combina zinco (43,5%), alumínio (55%) e silício (1,5%).

Tracbel
Em parceria coma Volvo, a empresa mineira Tracbel traz para o mercado nacional um simulador de treinamento para operadores de equipamentos pesados, que utiliza sistema gráfico em 3D de alta resolução e uma plataforma de movimentos elétricos. O equipamento, conforme material da Tracbel, é de última geração e chega ao Brasil por iniciativa sua. Nele são reproduzidas “dezenas de cenários e situações, além de transmitir as sensações de atrito e variações de terreno e inclinação para o operador”. 

Aprendizado
A Tracbel assegura que, sem o menor conhecimento de equipamentos pesados da construção, com 80 horas aula (80% prática no simulador, e 20% teórica) uma pessoa “estará apta a operar os equipamentos”. No caso de aperfeiçoamento e reciclagem, o curso é de 32 horas/aula. Os alunos receberão certificação e homologação da Tracbel.

Investimento
O CEO da Tracbel, Luiz Gustavo de Magalhães Pereira, diz a nota, estima investir, inicialmente, R$ 550 mil na implantação do simulador. Até o final de 2014, atingirá R$ 5 milhões.  A operação com os simuladores da Volvo ainda é um “projeto piloto” e a Tracbel figura entre os primeiros distribuidores da marca no mundo a ingressar no programa.

O Grupo
Fundada em 1967, a Tracbel é representante de montadoras de máquinas pesadas para construção e agricultura como a Volvo, Clark, Massey Ferguson, Tigercat, Precision Husky e SP Maskiner. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário