sábado, 27 de fevereiro de 2016

Eurípedes Alcântara

Criou uma página para o jornalismo enfrentar o 'poder' da militância

Enviado por Nairo Alméri – sáb, 28.2.2016 | às 11h18
Se há no país, neste momento, um ‘desempregado’ sem dificuldades para receber 1 mil e tantas propostas de nova ocupação ele tem nome e HISTÓRIA: o jornalista EURÍPEDES ALCÂNTARA. Na semana passada, após 11 anos, saiu da Direção de Redação da maior e melhor revista semanal do Continente, a VEJA. Com EURÍPEDES à frente do jornalismo da publicação, o país pode conhecer fatos (escândalos) políticos mais graves da sua História, a partir do “mensalão” do PT, primeiro Governo Lula, e o “petrolão”, segundo Governo Lula e os dois governos Dilma Rousseff. Hoje, o país tem coragem para deixar o ‘mito’ nu, vesti-lo de presidiário e, em praça pública, encarar a sua temida militância (PT, CUT, MST, Sindicatos, Instituto Lula e a Igreja), desfraldando as cores da Bandeira e com a sonoridade cívica dos panelaços. Esse legado deve-se, sim, em parte – e bem expressiva - à VEJA. Deve-se ao EURÍPEDES, no comando do seu jornalismo.
No Brasil, existem, ao menos, 4 a 6 grupos de comunicação (TV, jornais e revistas) com seus jornalismos quebrados, falidos, e, por consequência, com dificuldades em manter leitores antigos e conquistar novos. Na ponta dessa conta, batem à porta as falências editorial e financeira. Nesta hora, 11h18, certamente, alguns deles, senão todos, aguardam por uma resposta positiva de EURÍPEDES. A credibilidade do jornalista é tal que os melhores bancos de negócios transparentes - e, claro, com governança corporativa praticada de A a Z -, do país facilmente bancariam a parte financeira de projetos que levarem o seu NOME.
Tive o prazer, em 1979, mesmo que por dez a 20 dias, de trabalhar com EURÍPEDES na Sucursal de O GLOBO, em Belo Horizonte. Ele já estava lá. Éramos repórteres. De lá, ele rumou para VEJA (eu para o JB), onde criou brilho MIÚSCULO. Tive sempre essa referência. Boa sorte, amigo! E diga ao Brasil que não o abandonou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário