terça-feira, 30 de julho de 2013

Minério de ferro

Enviado por Nairo Alméri - ter, 30.07.2013| às 8h59 - atualizado às 17h05
Assoreamentos causados pela extração de minério de ferro na Bacia do Alto Paraopeba, região Central de Minas Gerais, “mataram”, ao menos, 10 riachos, córregos e ribeirões bem conhecidos desde 2005. As análises estão na FEAM/Copam, que utiliza monitoramento por geoprocessamento - imagens de satélite.

Americas Iron Ore
De 11 a 13 de novembro, no Rio, será realizada a 6ª edição da conferência Americas Iron Ore 2013. O evento reúne executivos das siderúrgicas e principais mineradoras das três Américas. A organização agendou palestras de Chris Gale, diretor de produção da Latin Resources, Mark Freed, associado da Bryanston Resources, e Madhu Vuppuluri, chefe executiva do escritório Essar Américas.

Ferrous, Vale, Anglo American...
Para o primeiro dia de Americas Iron Ore, para os três painéis - Demanda Mundial e Perspectivas da Commodity, Novo Marco Regulatório e Novas Rotas do Minério de Ferro: África -, estão programadas as participações de diretores e presidentes executivos das mineradoras da Ferrous (Jayme Nicolato), Vale (Luiz Meriz e Solange Costa) e Anglo American (Gerson Rêgo e Paulo Castellari), Atlantica Mining (Renato Couto Gomes) e de outras companhias.

Aço e logística
Aspectos da produção e mercado aço, operação de projetos e logística serão tratados no segundo dia de Americas Iron Ore, também com três painéis - Overview sobre Mercado de Aço, Operações e Atualização de Projetos e Desafios da Infraestrutura: Portos, Mineroduto e Ferrovia. Entre outros, esses painéis abrirão espaços para executivos do JP Morgan (Rodolfo De Angele), Alderon Iron Ore Corp (Tayfun Eldem), Arcelor Mittal Global (Kleber Silva), South American Ferro Metals (Stephen Turner) e da VETRIA Mining (Sandro Pasini).

CFEM e agência
O  encerramento do Americas Iron Ore será com um workshop - Novo Marco Regulatório: Mudanças na Tributação. Dele constam temas recorrentes para o setor da mineração como a criação da Agência Nacional de Mineração, cobrança e royalties da CFEM – Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, e contrato de concessão para pesquisa e lavra. Para o debate desses tópicos foram convidados os advogados Marcelo Mendo Gomes de Souza (especializado em Direito Minerário, Ambiental, Administrativo, Regulatório e Empresarial) e Daniel Pettersen (especializado em Direito Comercial, Civil, Societário, Contratual e Minerário). Os dois são ligados ao Núcleo Jurídico do Centro de Estudos Avançados em Mineração – CEAMIN, e à Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Roberto Mendonça
Logo mais, às 19h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, o jornalista, escritor e editor Roberto Mendonça lançará o livro de crônicas "Urucuia”. Em paralelo, relançará "Crônicas do Fim do Tempo" (2004).

Hotelaria
Despojada do peculiar cardápio da ganância, servida em bandeja da 'Lei de Gérson', a hotelaria carioca poderia ter faturado bem mais, cobrando dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude diárias não especulativas. Alguns estabelecimentos reajustaram 20% acima da tabela para alta temporada. Os hotéis poderiam até ter imitado milhares de famílias que abrigaram (gratuitamente) alguns peregrinos e aplicaram um dos lados bons 'jeitinho brasileiro': colocaram mais cama em cada quarto.

CNJ x juízes
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quer pôr fim as relações inconvenientes da Justiça em alguns municípios brejões do interior do país. Em lugares distantes dos grandes centros, era comum, até alguns anos atrás, o juiz da Comarca, com origem em outra cidade, residir casa com aluguel bancado pela Prefeitura. Nos procedimentos de isenção com poderes executivos municipais, o CNJ recomendará aos magistrados que reavaliem melhor até a participação em comemorações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário