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sábado, 8 de novembro de 2014

REPORTAGENS FURADAS E INÚTEIS!

Comentário para reportagem do tipo “Mineração e represas ameaçam ecossistemas brasileiros”, do "Estadão"

Enviado por Nairo Alméri – sáb, 08.11.2014 | às 13h58

- Como todo o respeito: colegas nas Redações continuam produzindo reportagens pelo lado mais simples e burocrático (óbvio). Aquele que rende infográficos em cima de informações oficiais e/ou pró(é)-oficiais. O problema do país é de cultura, em sala de aula e de gestão nos gabinetes dos executivos das empresas e das repartições públicas. Nessa linha do noticiário atual, rapidamente anunciaremos o ÚLTIMO Km2 DE MATA DA AMAZÔNIA. E isso adiantará alguma coisa?! Se os editores e repórteres que estão nas redações não conseguem (ou não querem) enxergar isso, que seus chefes e patrões (sérios) ponham todos numa sala e informem que o mundo toma novos caminhos. Esta semana, por exemplo, todos veículos brasileiros de comunicação acharam ótimo (o estado da arte no serviço de opinião pública) dar chamadas e manchetes para os índices da economia no mês de SETEMBRO. Estamos em NOVEMBRO. Estamos ENCERRANDO 2014!!!... As empresas e até o Governo (pelo menos no papel) já PLANEJARAM e REPLANEJARAM 2015, a partir de JUNHO. O que interessa, então: é saber o comportamento da economia hoje (institutos de pesquisas políticas não fazem projeção com 1.200 eleitores, sendo a base um colegiado de 142,9 milhões de eleitores?!...). Então, peguem dois ou três dos 40 indicadores mais expressivos e mostrem as tendências (ponham o pessoal do IBGE/IPEA/BC etc. para se reciclar) da semana. É em cima disso que as empresas e o próprio Governo corrigirão rumos para 2015! O mais, é jornal, rádio, TV e sites enganando, na cara de pau, o leitor e o ouvinte! Mas prestem atenção: leitor e ouvinte não serão enganados sempre! Voltando à reportagem em questão. Nem mesmo as grandes (e poderosas) empresas de pecuária, agricultura e mineração sustentarão a mesma situação numa campanha de opinião pública séria, consistente e objetiva. Lembro que, em 1976, o velho, saudoso e bom "" peitou o Governo Geisel (penúltimo general-governante da ditadura e patrocinador da "abertura" política). A reação foi imediata: cortar o JB das verbas de publicidade do principal Jornal do Brasil anunciante, a Petrobras (ISSO, POR ACASO, NÃO LEMBRA ENSAIOS DO PT QUE RETORNARAM, APÓS AS ELEIÇÕES?!...). Pois bem. A resposta do velho diário da resistência e luta pela redemocratização veio em forma de editorial que resumia no seguinte: não precisamos dos anúncios da Petrobras. A linha editorial assumida pelo jornal dava certeza (SEGURANÇA) de que o empresariado supriria a ausência daquela polpuda conta! Relembro isso com orgulho, pois, na época, não era, ainda, do JB.

Gabinetes, executivos, empresas, 2015, Jornal do Brasil,

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