Scania/USP
Enviado
por Nairo Alméri – sex, 14.6.2013 | às 11h19
Em parceria com a Escola Politécnica da Universidade
de São Paulo (poli-USP), a Scania instalará um laboratório no Parque
Tecnológico de Sorocaba, destinado a ensaios de motores a diesel. O objetivo
das partes é o da “geração de conhecimento científico”, tendo como resultado
ganhos na eficiência energética dos motores. A equipe que deslanchará o projeto
terá 20 especialistas, pesquisadores, alunos e técnicos da Scania, coordenados
pelo professor Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da
Poli-USP. O gerente de P&D de Trem de Força da Scania Latin America, Jairo
de Lima Souza, disse, em nota da empresa, que o objetivo é chegar a “modelos
matemáticos representativos do fenômeno e a construção de um laboratório
protótipo que viabilizará a verificação e validação de teorias geradas em
simulações virtuais”.
Estocolmo
O projeto da Scania surgiu de uma parceria coma
Universidade de Estocolmo (Suécia). A partir de um trabalho de mestrado, de um
aluno da equipe do gerente de P&D da montadora, o modelo matemático foi apresentado
à Poli-USP. O laboratório Scania/Poli-USP ficará pronto no segundo semestre. Em
2012, os negócios globais da Scânia geraram 79,6 bilhões de coroas suecas (US$ 1
= 6,466 SEK).
Engenheiros do CEA
Termina amanhã (15) o prazo para inscrições às
vagas extras abertas pelo CEA/USP para Turma 2013 ao curso de Especialização em
Engenharia Automotiva. Os aprovados deverão efetivar as matrículas até o
dia 22. O curso, de pós-graduação “lato sensu”, é reconhecido pelo Ministério
da Educação e Cultura (MEC). Os formados receberão certificados de “especialista”.
Arquitetura de veículos
Os formados pelo curso de Especialização em
Engenharia CEA/USP estarão aptos às atividades com produtos, serviços e
processos industriais e a apresentarem soluções para diferentes problemas
técnicos e de gestão. Eles serão cursados em 14 disciplinas presenciais, com
carga horária mínima de 372 horas/aula. Entre outras matérias, estudarão Projeto
e Arquitetura de Veículos, Tópicos Especiais de Engenharia Automotiva (as duas são
disciplinas obrigatórias), Gerenciamento de Custos e Investimentos, Comunicação
Interpessoal e Administração de Conflitos.
Iveco
Após a habilitação da Iveco Latin America,
publicada na Portaria Nº 185/13, do Ministério do Desenvolvimento, o Programa
de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento (Inovar-Auto) passou a ter 22
empresas habilitadas “definitivamente”. Essas habilitações valem por 12 meses e
podem renovadas, pelo mesmo período, até 2017, quando terminará a vigência do
programa que assegura vários benefícios dentro de metas cumpridas.
Marcas
No quadro de habilitação “definitiva” do Inovar-Auto
estão as montadoras Agrale, Fiat, Ford, General Motors, Honda Automóveis,
Hyundai, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Peugeot/Citroën, Renault e Toyota.
Completam as 22 as importadoras Audi, British Cars (Bentley e Bugatti),
Chrysler, Jaguar/Land Rover, SNS (JAC/Aston), Stuttgart (Porsche), SBV (Suzuki),
Venko (Rely), Via Itália (Ferrari/Masserati) e Volvo.
Etapas
Dentro do exercício fiscal atual, por exemplo, as
montadoras carros de passeio e comerciais leves deverão cumprir oito de 12 “etapas
produtivas” fixadas; fabricantes de chassis com motor, 7 em 11; de caminhões, 9
em 14. O descumprimento implica na exclusão em definitivo da montadora desse
regime automotivo, que entrou em vigor em 1º de janeiro.
Eficiência
O Inovar-Auto foi criado para elevar o grau de
competitividade da indústria automotiva instalada no país. Na contrapartida ao
cumprimento das metas, o Governo oferece a redução de impostos federais devidos,
como apuração de crédito presumido no Imposto sobre Produtos Industrializados
(IPI). Entre as exigências está o investimento em inovação e eficiência
energética.
Importação
Outro benefício fiscal às montadoras habilitadas no
Inovar-Auto está a quota de importação livre do “adicional de 30 pontos no IPI”.
O calculo da cota é baseada na média de veículos internados no país pela montadora
nos últimos 36 meses. O cálculo, porém, não poderá ultrapassar o “teto anual de
4,8 mil unidades”.
Investidores
O regime Inovar-Auto tem outras categorias. Na
terceira, voltada para empresas com projetos de investimentos no Brasil, não
houve inscrição definitiva e figuram nela empresas entre 15 que com habilitações
pendentes, que podem virar definitivas até 31 de julho. Essa data é o prazo
final para as 37 empresas que figuravam com habilitação provisória recebam o
ingresso definitivo no regime.
ENERGIA
Eletrobras
Enviado
por Nairo Alméri – sex, 14.6.2013 | às 11h19
Bancos procurados pela Eletrobras t~em mais 15
dias para entregar a modelagem de reorganização dos ativos das seis
distribuidoras federalizadas que serão privatizadas, ficando a estatal com
participação minoritária. As concessões dessas distribuidoras, que operam nos mercados
Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima, vencem em 2015
Investimentos
A Eletrobras só irá ao mercado em busca de
parceiros após o Governo divulgar as “novas regras”. As distribuidoras deram um
rombo de quase R$ 1,4 bilhão, no ano passado. Para serem atrativas, a
Eletrobras terá que executar um plano radical de reversão de resultados nas
distribuidoras, ou seja, investimentos pesados.
Demissões e votos
Mas a Eletrobras, por sinal, enfrenta outro
problema, que vai exigir maior esforço de caixa. Ela tem um plano para demissão
voluntária (PDV) de seu pessoal. O PVD custará, por baixo, R$ 3,4 bilhões, em
dois anos. Essas demissões entrarão em 2014, ano de eleições presidenciais, com
Dilma Rousseff, como tudo indica, concorrendo a novo mandato. Resta saber se a
Eletrobras manterá, mesmo, o PDV durante o próximo ano, pois demissão em
empresa pública e campanha eleitoral de reeleição para Executivo não combinam.
VIOLÊNCIA EM BH
Enviado por
Nairo Alméri – sex, 14.6.2013 |às 11h51
Por José de Souza Castro - blog kikacastro
O pároco da
Igreja do Carmo, frei Gilvander Luís Moreira, envia e-mail datado de 11 de
junho, com uma revelação espantosa: nos últimos dois anos foram registrados 100
homicídios de moradores de rua em Belo Horizonte. Não tenho como confirmar a
denúncia, mas espero que a imprensa o faça. O responsável pelo levantamento do
número de mortos é o Centro Nacional de Defesa de Direitos Humanos da População
em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis (CNDDH). Leia Mais
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