segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Renan x Collor

Renúncia de Collor, em 29 de dezembro de 1992 
Enviado por Nairo Alméri - seg, 28.12.2015 | às 23h26

Se é que se pode assim nominar, a sorte política do presidente do Congresso (e do Senado), senador Renan Calheiros (PMDB-AL), está no azar político do senador (e ex-presidente da República) Fernando Collor de Mello (PTB-AL). E vice-versa. Ambos são citados nos atos de corrupção dentro das empresas do Grupo Petrobras investigados pela Operação Lava Jato - pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal de Curitiba. Na eleição presidencial de Collor, em 1989, pelo então PRN, Renan foi líder na Câmara. 

Há 23 anos
Os dois alagoanos romperam ainda no processo de impeachment, em 1992. Collor renunciou ao mandato, em 29 de dezembro de 1992 (23 anos, amanhã), para tentar escapar da cassação na Câmara. Mesmo assim, o processo foi concluído no Congresso com a perda de seu mandato. Collor foi diretamente acusado como responsável pela rede de corrupção montada em seu governo, conhecida por "Esquema PC Faria" - Paulo César Faria, era um empresário de Alagoas, amigo de Collor e seu tesoureiro de campanha.

Causa comum
Atualmente, ambos são de partidos da "base aliada" de sustentação do Governo Dilma Rousseff (PT-RS). Mas se relacionam no de um objetivo em comum: buscar uma saída de fuga na Lava Jato.

Menos que o 'Petrolão'
Até agora, as investigações do MPF e PF sinalizam que a corrupção envolvendo o PT, PMDB, PP, PTB, PDT, PCdoB, etc. somam mais de US$ 8 bilhões. O Caso PC Farias foi estimado em US$ 1 bilhão, em 1992.

 PRN, 1989, corrupção, Lava Jato, Collor, Renan, PC Farias, Petrolão, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário