Translate

segunda-feira, 10 de março de 2014

Da Fapemig para o Senai Cetec

Enviado Nairo Alméri - seg, 10.3.2014 | às 14h49; modificado 11.3.2014 | às 14h38; modificado 14.3.2014 / às 12h50 
Assumiu, na manhã desta segunda-feira (10.03.2014), como novo diretor do Centro de Tecnologia Senai Cetec, de Belo Horizonte, o engenheiro José Policarpo Gonçalves de Abreu. Ele é graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Ciências pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), doutor em Ciências pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado no Worcester Polytechnic Institute (WPI), em Massachusetts, EUA. Desde 2001, esteve na diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), ocupando os seguintes cargos: de 2001 a 2003, membro da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharias (2001-08) e do Conselho Curador (2004); diretor Científico (dezembro 2008) e, até agora, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação. O professor José Policarpo integra o Conselho de Inovação Tecnológica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Ele substituiu a José Eustáquio Drumond (gerente de Tecnologia Industrial do Senai-M  G), que estava como diretor interino e respondeu, por dois anos, pelo início de implantação dos projetos dos institutos do CT Senai Cetec. 
Na Unesco
Entre as diversas participações (informações extraídas do site da Fapemig), José Policarpo figura como coordenador o Grupo de Estudos em Qualidade da Energia Elétrica (GQEE) e idealizador do Centro de Qualidade e Compatibilidade Elétrica (CQCE), instalado no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, no Sul de Minas. No exterior, integra o Conselho Científico do UNESCO (Nações Unidas)-HidroEx. No setor elétrico, desempenhou atividades para o Operador Nacional do Sistema Interligado (ONS), CSPE, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ENERQ, CED. Tem artigos (mais de 200) publicados em periódicos e congressos no país e exterior. No período 2005-2009, foi presidente da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica e é membro do IEEE PES ICHQP Sterring Committee, nos EUA, e do EPQU Scientific Committee, Europa. Participa como editor associado, editor e conselheiro editorial de publicações de tecnologia em Engenharia Elétrica EUA e Reino Unido. Na EFEI (atual Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI), ocupou cargos de direção como chefia do Departamento de Eletrotécnica (três vezes) e a Pró-Reitoria de Graduação (foi o 1º titular).
R$ 200 milhões em oito Institutos

No campus do CT Senai Cetec, o Sistema FIEMG investe R$ 200 milhões - parte financiada pelo BNDES - na execução de um dos maiores projetos em implantação de Centros Tecnológicos do país: três Institutos Senai de Inovação (ISI) e cinco Institutos Senai de Tecnologia (IST), no antigo Cetec (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – do Estado). Os ISI em Engenharia de Superfícies, Processamento Mineral e Metalurgia e Ligas Especiais, e, os IST Alimentos e Bebidas, Metalmecânica, Automotiva, Química e Ambiental será uma continuidade dos laboratórios do antigo Cetec (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, criado no início da década de 1970), porém operando com o que há de mais moderno e avançado em tecnologia. Mesmo com os institutos em implantação (reformas e construção de prédios e substituição de centenas de equipamentos e itens de laboratórios de pesquisa e experimentação), o CT Senai Cetec não interrompeu suas atividades. Os institutos serão concluídos entre o segundo semestre deste ano e janeiro de 2016. O business deles está na busca de soluções em inovação tecnológica aplicada para as indústrias, ou seja, não está no seu DNA competir com a academia no desenvolvimento do conhecimento básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário