sábado, 25 de outubro de 2014

Quem elegeremos em 2016, 2018, ...

Enviado por Nairo Alméri – sáb, 25.10.2014 | às 19h29 - modificado 28.10.2014 às 22h48
Numa pule de dez, se a Nação abraçar a causa das mudanças concretas e profundas, faculdade ou universidade que criar curso de MBA digno de fé para qualificar cidadãos ao exercício de mandatos políticos poderá bombar. Mas deverá prepará-los para os princípios do bom senso, da moral, da dignidade, da melhor interpretação e da defesa e aplicação das leis. Isso cria uma chance de podermos contar, no futuro, com uma plataforma inovadora (para nossa realidade atual) de candidatos a vereador, deputado, senador, governador e presidente da República. O país não pode se dar ao luxo de conviver com um cenário pitoresco: possuir um time razoável de cientistas políticos fadado às análises de pensamentos medíocres de candidatos. A maioria dos postulantes, até para a máxima cadeira da República, concretam a imagem do país na galeria do submundo do atraso como uma Nação. Situação repetida nestas eleições. E, pelo saldo extraído, podemos prever, sem as "margens de erros", que teremos um desastre em 2016 e, uma catástrofe, em 2018.
O Brasil irá às urnas amanhã, 26 de outubro, pagando juros sobre juros da enorme fatura de uma transição política muito longa e graduada em ilícitos - do coronelismo político do antes, durante e pós-ditadura militar; da corrupção dos amigos e ex-amigos do período dos generais; dos ex-esquerdistas que migraram para a centro-esquerda nas eleições livres para governadores (1982) e no reinício, mais amplo, da redemocratização, com eleições livres para presidente (1989); e, por fim, desta abominável república do sindicalismo dito de esquerda.
O país está mergulhado em déficit primário de inteligências políticas, com enorme peso no item honestidade. O primeiro passo, para se olhar uma superação desse apagão, poderá, até mesmo, dispensar uma reforma política clássica. Pode-se optar pelo fim da instituição do político profissional, acabando com a reeleição nos Executivos e limitando-se as eleições nos Legislativos. Mas, é claro, não sejamos ingênuos, que os políticos adotarão. Não darão tiro nos pés. Então, como permite a democracia, as pressões democráticas terão que surgir nas ruas, nas instituições e nos meios que conduzem a opinião pública.
Pela reforma política clássica desejável, completa e acabada, a espera será longa. E incerta. Poderemos ter que esperar meio século.
Nas medidas práticas, deve-se adotar a redução dos salários (ganhos totais) nas funções dos mandatos políticos. E fixá-los a um indexador, como a base cálculo do salário mínimo - ter igual percentual de correção. Impõe-se com essa medida o fim das faraônicas e incontroláveis verbas das despesas dos gabinetes dos Legislativos e Judiciários dos Executivos. Em paralelo, incorporar-se-ia aos gabinetes os profissionais de funções legislativas e administrativas existente nos quadros do serviço público (federal, estadual e municipal) local, mas sem transferências de pessoal de outros estados e cidades. Não deve ter aceitação argumentos para nomeações parentes e amigos para os chamados cargos de confiança. Afinal, são funções no serviço público e, como tal, não devem assumir práticas do sigilo e da confidencialidade contra a opinião pública.
A Nação deveria, a partir do fechamento das urnas, amanhã, dedicar uma fração diária da jornada do trabalho, da sala de aula e, até mesmo, do lazer para essa pauta: quais candidatos queremos e elegeremos em 2016, 2018,... 

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