segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mudanças no Sebrae

11/11/2012
Desde 1º de janeiro de 2003, na posse do ex-presidente Lula, o Partido dos Trabalhadores (PT) sonha com mudanças radicais na estrutura operativa e composição do Conselho Deliberativo Nacional. Por tabela, as mudanças afetariam o sistema nos estados e Distrito Federal.

Entrou no Sesi

A primeira grande intervenção do PT no chamado ‘Sistema S’ foi no Sesi Nacional, quando impôs à Confederação Nacional da Indústria (CNI) o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. Este foi fundador e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT – principal braço sindicalista e operacional da militância do PT) e deputado federal (PT-SP).

Formação

A composição dentro do Conselho é a seguinte: Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE), Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec), Banco do Brasil (BB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Caixa Econômica Federal (CEF), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Sobrando (!)

As correntes ‘reformistas’ da cozinha do Planalto avaliam que tem banco demais (BB, CEF e BNDES), comércio (CNC e CACB) e P&D (Abde, Anpei e Anprotec).

P&D

Repasse de R$ 3 bilhões. Essa é a grana extra que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a principal agente federal repassadora de subsídios à pesquisa e inovação tecnológica do país, receberá do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A operação, autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), foi revelada semana passada pelo presidente da Finep, Glauco Arbix, quando participou do “Seminário Inovação e Desenvolvimento Econômico, em São Paulo. A agência repassará a verba via bancos regionais de fomento.

Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário