quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BNDES no P&D rural

28/11/2012
O BNDES financiará o apoio técnico ao produtor rural na facilitação da obtenção do selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para produtos de origem animal. O banco de fomento financiará pesquisas científicas relacionadas à pecuária (como aumento produtivo, aspecto sanitário e recuperação de pastagens) e seguro rural, objetivando a sustentação na melhoria da avaliação de riscos envolvidos e zoneamentos agrícolas. Um grupo de trabalho de técnicos do BNDES e do Ministério da Agricultura definirá os critérios dos estudos a serem realizados pela entidade (ou entidades) a ser contratada via edital de licitação.
Laticínio
As cooperativas de laticínios paraenses Castrolanda, de Castro, e a Batavo, de Carambeí, investirão R$ 80 milhões na instalação de uma unidade em Itapetininga (SP), que direcionará seus produtos para a região metropolitana da capital São Paulo. Esse mercado é estimado em 22 milhões de pessoas. O início da execução do projeto da nova UBL (unidade de beneficiamento de leite) depende das licenças ambientais. A Castrolanda bancará 60%.
Mercado
Em nota à imprensa do Paraná, as empresas estimaram o mercado do leite da Grande São Paulo em 6 milhões de litros/dia, bem acima da produção do Estado, de 1,5 milhão/dia.
Menos impostos
As cooperativas comemoram mais um passo na redução dos impostos que entregam aos cofres da Receita Federal. A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) Nº 575/2012 que trata da diminuição de alíquotas para vários setores, incluindo atividades de muitas cooperativas. Isso graças à inclusão de algumas emendas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Carnes e trigo
A MP 575 regulamenta os contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), mas trata de outros temas. Mas a OCB conseguiu incluir benefícios às cadeias de carnes de ovinos, caprinos, bovinas; do trigo e insumos relativos a animais vivos para os setores de carnes de aves, suínos e bovinos.
BMG
Para o Itaú engolir o BMG será apenas uma questão de tempo.

Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário