sábado, 11 de abril de 2015

ExpoLondrina, a melhor do agribusiness (1)

2.400 expositores, 500 mil visitantes e R$ 420 milhões

Enviado por Nairo Alméri – sáb, 11.4.2015 | às 21h52

"A Melhor do Brasil". Esse o slogan de uma feira que não é a que mais fatura, mas uma das maiores indutoras dos negócios para o agronegócio do país – máquinas e equipamentos agrícolas, animais, tecnologia agrícola, serviços etc. Em 2014, a ExpoLondrina - Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, em Londrina (PR), recebeu público de 500 mil visitantes – equivalente à população da cidade. Atraiu 1 mil agropecuaristas (10 mil animais de 50 raças diferentes) e 2.400 expositores e foi palco para negócios iniciados na ordem de R$ 424 milhões, estimou a principal entidade organizadora, a Sociedade Rural do Paraná (SRP). 

9 mil empregos
Nesta 55ª edição, aberta de 9 a 19 (abertura oficial foi hoje, 11), com mesmo número de expositores e apesar da enorme crise política do Brasil, no momento, a SRP espera repetir resultados do ano passado. Foram investidos R$7,5 milhões e gerados mais de 9 mil empregos diretos e indiretos.

A melhor
O presidente da SRP, Moacir Sgarioni, afirma que participa de exposições no exterior e Brasil e encontra “poucas tão completas” (declaração à Gazeta de Londrina), por isso o slogan “A Melhor do Brasil”.  A feira une lazer, entretenimento e negócios (exposição e 20 leilões de animais de mais de 30 raças; genética; laboratórios de fármacos e de agrotóxicos; equipamentos e veículos agrícolas e automotivos; tecnologia da informação e comunicação; vestuários; serviços de instituições financeiras públicas e privadas e de outras áreas em geral; mais de 40 eventos técnicos; etc.). É o maior evento do Norte do Estado e impacta diretamente 800 mil pessoas da Região Metropolitana de Londrina, a mais avançada do agribusiness do Brasil.

Puxada pela Show Rural
Os bons negócios esperados nos 11 dias da ExpoLondrina estão diretamente ligados aos resultados da 27ª Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), de 2 a 6 deste mês: 480 expositores (40 a mais que em 2014), 230 mil visitantes (21 mil a mais) e expectativa de gerar R$ 2 bilhões (20% a mais que em 2014). É também uma feira tecnológica voltada para o agronegócio.

New Holland e Case
Em entrevista, o vice-presidente da empresa para a América Latina da New Holland (da CNH, Grupo Fiat), Mirco Romagnoli, estimou crescimento de 20% nos negócios dentro da  Show Rural, notadamente em tratores e colheitadeiras. E, com base nisso, saiu com um “indicador para 2015 de resultados positivos”. Para a marca Case IH, disse, o crescimento foi de 15%. Atribuiu à disponibilidade maior de crédito o sucesso alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário