quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Brasil é fiasco na competitividade

Fica em penúltimo e perde até para Argentina

Enviado por Nairo Alméri – qua, 15.1.2015 | às 8h02 - modicado às 8h07

Ontem, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) deu conhecimento  (está nos jornais de hoje) de estudo comparativo entre 14 países (Brasil, Argentina, Canadá, Rússia, México, Colômbia, Polônia, Turquia, Índia, África do Sul, China, Chile, Espanha, Austrália e Coreia do Sul) sobre a competitividade viabilizada às empresas locais. Resultado: o Brasil só vence da Argentina, a última classificada.

Cadê os engenheiros?
Mas, nada acontece por acaso. Em abril de 2014, a mesma CNI apresentou na análise, em cima de pesquisa do Ministério da Educação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando que 58% dos engenheiros estavam ocupados fora de suas áreas de formação. A relação era a seguinte: dos 680.526 engenheiros empregados ouvidos, 286.302 (42%) estavam em áreas afins da Engenharia. De cada 10 engenheiros empregados, apenas seis estavam em suas áreas. E entre os profissionais ocupados na Engenharia, a indústria empregava 153.341 (54%). Um ano depois, a expectativa é saber quantos engenheiros ainda continuam na Engenharia e na indústria. 

Um comentário:

  1. É! E, pra piorar, nós, mineiros, vimos a economia do estado despencar de 4º para 6º entre os estados mais competitivos do país. Socorro!

    ResponderExcluir