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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Nossos empregos para estrangeiros


31/01/2013
Para a necessidade de ser uma economia competitiva, o apresenta hoje um déficit anual de 50 mil técnicos qualificados somente no subsetor petrolífero-naval. Via Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), a Petrobras previa, no período 2010-2015, formar e qualificar 220 mil profissionais para as áreas petrolíferas, incluindo gás natural e naval afim com suas atividades. Na apresentação “Visão Geral da Petrobras”, neste mês, a companhia informou que suas necessidades de profissionais, espalhadas por  185 categorias, para a “implementação do portfólio de O&G” era de 201.369. No final de 2012, a Petrobras  informou ter qualificado 90 mil pessoas dentro do Prominp e gasto R$ 252 milhões - deverá investir mais R$ 300 milhões, até 2016.

Imposições
Mas o déficit brasileiro de mão de obra qualifica é geral. Isso favorece enormemente a entrada estrangeiros, principalmente via imposição dos players econômicos e tecnológicos: ou seja, trazidos por empresas multinacionais que já estão aqui, as que chegam para investir e/financiam projetos novos e de expansão. Esse conjunto de coisas, relacionado aos tratados de “país favorecido” (Brasil-Portugal e Brasil-Mercosul), escancara o Brasil à entrada de profissionais estrangeiros – sem uma cota, aquilo que o Governo impõe com mão de ferro no acesso às universidades públicas. É bem diferente da situação nos Estados Unidos, cujo Governo prepara a legalização da vida de milhões de imigrantes em situação irregular.

Exportação chinesa
A avalanche na invasão de estrangeiros no Brasil está no ápice. E será turbinada com a falta de solução no curto prazo para desemprego na Europa, além da firme determinação do Governo da China em “exportar”, cada vez mais, seus cidadãos – embutidos em pacotes econômicos e fora deles. O cenário precisa ser encarado com seriedade. Merece um gabinete de crise, formado por representantes sérios e qualificados do Governo, conselhos e sindicatos de profissionais.

Portugal, Espanha e China
Mesmo com o déficit, em 2012, o nível de desemprego no país se manteve elevado – em 4,6%, com 1,136 milhão de desocupados, pelos critérios questionáveis do IBGE. Ao mesmo tempo, o Governo do Brasil aumentou em 26% o visto temporário para profissional com vínculo empregatício no país: foram 73.022 os vistos, sendo 8.340 permanentes (fonte: Ministério do Trabalho). Os mais beneficiados vieram de Portugal (aumento de 81% em relação a 2011), da Espanha (+53%) e da China (+24%).

Falência de 6.700
Em 2012, de acordo com o “Portugal Diário”, 6.688 empresas faliram em Portugal, 40% a mais que em 2011. Como ressaltou o próprio noticiário, média de 20 empresas por dia. Uma seguradora (Cosec) detalhou que os setores mais afetados foram os da construção civil (material de construção), varejo, serviços e têxtil.

Reação (!)
É evidente que o Brasil não pode (não deve) se fechar à mão de obra internacional qualificada para áreas onde não tem como preencher no presente. Mas precisa, também, criar políticad que assegurem aos jovens de nossas escolas técnicas e universidades garantias de colocações ao serem formados. O que têm a dizer Governo (executivo), Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados), Judiciário e milhares de instituições representativas das classes de trabalhadores espalhadas pelo país? 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nossa babel ferroviária e a China


29/01/2013


Por conta do encerramento, hoje, do InfraBrasil Expo & Summit, reproduzo aquilo que comentei, em 18 de junho de 2005, na coluna "Negócios S/A" (no Hoje em Dia, que assinei de julho de 1997 até dezembro de 2012), sobre a ferrovia na China. Lembro, antes, que, em agosto de 2011, com o Plano Nacional de Logística e Infraestrutura 2025 (depois veio PAC da Logística – Programa de Investimentos em Logística, de R$ 133 bilhões, no segundo semestre de 2012), o Governo criou as seguintes metas: crescer para 50 mil km de linha (mais 66,6% sobre a base do estudo), mas colocando 10 mil km (custo de R$ 18 bilhões) até 2020. Porém, no PAC da Logística, apresentado em agosto passado, R$ 42,5 bilhões seriam para novos 5,7 mil km de malha, até 2018. Como vai ficando o dito por não dito, e o não dito por dito, o Governo, sem receios, passou borracha naquilo que deu publicidade, mas não fez, e colocou novas metas físicas dentro de novas metas: além dos 5,7 mil km, enfiou na cesta do PAC da Logística “outros” R$ 91 bilhões para “reforma e construção” de 10 mil km de ferrovias “ao longo dos próximos 25 anos” – ou seja, até 2037. Com base no estudo de agosto de 2011, os 57 fabricantes de partes, componentes e montagens de materiais e equipamentos ferroviários do país projetavam, para até 2025, a entrega de 40 mil vagões e 2.100 locomotivas. A frota de vagões era da ordem de 100 mil unidades. Hoje, as indústrias, com razão, enxergam boi na linha a todo instante, pois o país tem eleições a cada dois anos e muito palanque de promessas políticas!  

China abre US$ 200 bi em compras ferroviárias!
Não foi diferente. A China foi, claro, a vedete dos três dias das conferências da 8ª Conferência Internacional de Ferrovias de Transporte de Cargas Pesadas, encerrada ontem, no Riocentro, promovida pela International Hevy Haul Association (IHHA) - associação dos países de "carga pesada": acima de 27 toneladas por eixo ferroviário; mínimo de 8 mil toneladas por composição; e, produção anual acima de 40 milhões de toneladas de carga.
O Plano de Metas daquele país, com seus números bilionários, para até 2020, anestesiou o público de cerca de 300 pessoas presentes às 21 palestras (17 estrangeiras). Em 2004, a ferrovia da China transportou 2,49 bilhões de toneladas de cargas - mais que os Estados Unidos -, com uma taxa de crescimento de 13% em relação ao exercício anterior.
Por suas ferrovias, viajaram 1,1 bilhão de pessoas - onze vezes mais que pelas companhias aéreas (100 milhões).
A malha ferroviária do país, pelo Plano de Metas, terá, em quinze anos, um acréscimo de 25 mil quilômetros (km), passando dos atuais 74.400 mil para 100 mil quilômetros (o Brasil tem 28.500 km). No ano passado, o Ministério das Ferrovias (MOR) ampliou a malha em 2 mil km e manterá esse ritmo anual até 2010.
Com a expansão, em 2020, o transporte de passageiros da China crescerá para 4 bilhões por ano, e, de carga, para 4 bilhões de toneladas por ano.
Em 2004, o MOR investiu US$ 52 bilhões em linhas, locomotivas e melhorias. Desse valor, a conta com novos equipamentos fechou em US$ 18 bilhões. A compra de vagões chegou a 18 mil unidades - menos que os 27 mil, em 2003.
Neste ano, ficará acima de 36 mil vagões - passageiros e cargas. O MOR programou, para os próximos quinze anos, incorporação de mais 700 mil vagões de carga, o que significa saltar as encomendas anuais de 5 mil unidades para 35 mil. A atual frota de carga do país é de mais de 510 mil vagões.
Até 2020, a China investirá US$ 200 bilhões no setor ferroviário, informou o vice-presidente da Zhuzhou Rolling Stcok Works, Hu Hiping, fabricante de vagões - fornecedor para a CVRD. Na frota de locomotivas em uso, a China tem entre 11 mil e 12 mil. Até 2010, a meta é ter 50% delas transformadas para o sistema elétrico.
O Plano de Metas projeta, para os próximos quinze anos, a incorporação de 12 mil novas locomotivas, todas já com motor elétrico, disse David Tucker, vice-presidente mundial de Vendas da GE Transportation Systems (motores e ferrovia), que falou no Painel China.
No período 2005-10, a ferrovia chinesa avançará mais 10 mil quilômetros. O setor de transporte ferroviário de carga é visto como limitador para a economia do país: até 25 toneladas por eixo dos vagões e pontes e estruturas dos trilhos também com limitação de capacidade.

Per capita
A relação "equipamentos" nas linhas da China é de 100 mil pessoas para 38 vagões - nos EUA, 100 mil para 300. O país vive o dilema de ter que transportar mais cargas em menos vagões, porque opera linhas mistas.

Separação
Outra novidade será a separação das linhas de cargas e passageiros, permitindo que as composições deste último sistema desenvolvam velocidades de até 200 km/hora.

Faturamento - Em 2004, a GE teve um faturamento mundial, nas onze divisões, de US$ 152 bilhões, sendo US$ 72 bilhões em negócios (50%). Com a área de transportes (motores e ferrovia), a receita ficou acima de 10% - com US$ 17 bilhões.
Feira - A Brazil Rail - Feira Internacional de Ferrovia, um dos eventos dentro da conferência da IHHA, aberta dia 14 e encerrada ontem, reuniu 120 expositores dos setores de combustíveis, óleos lubrificantes, sinalização e manutenção, tecnologia de informação, consultorias e outros. De outros países, participaram 40 empresas.

Seminário - A IHHA faz reuniões a cada quatro anos em um dos países associados - EUA, Canadá, África do Sul, China, Índia, Austrália e Brasil. A 9ª Conferência, em 2009, será na China. Trabalhos - A feira e o seminário trouxeram ao Riocentro, de acordo com a Fagga Eventos, 6 mil pessoas - 1,5 mil de outros países. No seminário foram apresentados 98 trabalhos técnicos (16 do Brasil).

Maiores trechos ferroviários - Entre as maiores ferrovias do mundo estão, depois dos Estados Unidos, com 307.000 km, a Rússia (86.000 km), China (74.480 km), Alemanha (43.500 km), Argentina (38.197 km) e França (34.076 km).

O Brasil, de acordo com o diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, que citou o executivo Eliezer Batista - ex-ministro e ex-presidente (duas vezes) da CVRD como fonte, deveria ter, no mínimo, 52.000 Km.
Fonte: Hoje em Dia – MG – Coluna Nairo Alméri – 18/06/2005

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ferrovias e passageiros


28/01/2013
Duas notas assinadas por mim (na coluna “Negócios S/A”), sobre transporte de passageiros em sistemas ferroviários, fizeram muito barulho ao serem exibidas no blog do Luis Nassif Online. A primeira, em 26 setembro de 2011, “Ferrovias têm que abrir linhas para passageiros: MRS e FCA indiferentes”, e, em 15 de fevereiro de 2012, “Relatório define futuro do monotrilho de Poços”. São casos que envolvem o dinheiro público – parte dele virou lixo e, a outra, não atende parte importante da função social e com enorme apelo econômico. Até hoje não se manifestaram o Governo federal (Ministério dos Transportes, Denit e ANTT), a iniciativa privada envolvida (concessionárias ferroviárias) e nem o zeloso Ministério Público Federal (MPF).

Oportunidade
Hoje e amanhã, em São Paulo, no WTC Convention Center, será realizado o InfraBrasil Expo & Summit, da Associação Brasileira de Infraestrutura (InfraBrasil). As ferrovias terão painel extenso.

Aeroporto de Confins
De 2011 a 2015, a fatura para a União (Tesouro Nacional; o povo e empresas) com as obras no aeroporto de Confins será de R$ 3,2 bilhões a R$ 3,5 bilhões. Alguns gastos não aparecem no motivo Copa 2014. Como a ordem é gastar, gastar e gastar para fazer bonito na festa que vai durar só um mês (junho do ano que vem), a Viúva (o Tesouro) puxará o cobertor de áreas essenciais como saúde, ensino, segurança pública, transporte, investigação científica (P&D), etc. Depois das obras a toques de caixas, virão os reparos (em milhões de reais).

Café de graça
Um estacionamento próximo ao aeroporto de Confins oferece café da manhã aos clientes que guardam ali os seus carros e seguem para o embarque. A diária inclui transporte gratuito até o terminal (e no retorno também). O café virou marketing, enquanto as companhias aéreas cobram por ele.

Em país sério
Se tivesse ocorrido no Japão, a tragédia de Santa Maria teria destituído dos seus cargos muitas autoridades públicas de carreira (funcionários públicos civis e militares) e eventuais (pelo voto e nomeadas). E mais: estariam respondendo a processos por descumprimentos das funções.

Prefeituras
A fiscalização das Prefeituras Municipais deste país não funciona nem de dia (à luz do sol do meio-dia), o que dirá à noite!

Hospitais a bancos
No Brasil, as boates não estão sozinhas na falta de segurança e ausência das saídas de emergência. Faltam na sede BM&FBovespa, hospitais, clínicas, escolas, ginásios de esportes, estádios de futebol, áreas para rodeios, circos, grandes farmácias, super e hipermercados, shoppin centers, cinemas, igrejas, academias de ginástica, câmaras de vereadores, assembleias legislativas, dentro dos ônibus, barcas, indústrias, grandes lojas instaladas no passeio, mercados públicos, boliches, cadeias, penitenciárias, fóruns, estacionamentos em subsolo, hotéis, call centers (existem com até 2 mil posições), restaurantes, agências bancárias, estações de metrô, salas de embarque dos aeroportos etc. Estão aí áreas sob a responsabilidade direta dos ministérios da Saúde, Educação, Turismo, Esportes, Transportes, Justiça, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Defesa.

Mensalão na fiscalização
Da fiscalização no país, incluindo áreas de licenciamentos ambientais, a boca do povo (“vozes da rua”) sempre informou que existem fórmulas facilitadoras: dá-se um jeitinho!  Povo quando não para de falar, acerta feito boca-de-urna às 18h, em dia de eleições. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Promoções aéreas e panes

25/01/2013
As promoções que as companhias áreas despejam em cima da “nova Classe C” – ou C-2 -, oferecendo passagens mais baratas (em alguns trechos com preços até menos de 50% que o do bilhete de ônibus), como forma de manter elevada a taxa de ocupação de seus voos, prejudica o conjunto do atendimento e conforto. Primeiro, retiraram o lanche - agora só pagando pelo sanduba, numa tabela tipo McDonald’s. Depois, veio o pedágio (taxa extra) para quem quiser a poltrona na fileira com maior espaço para as pernas, a das saídas de emergência. Enquanto isso, panes nas aeronaves começam a ficar corriqueiras – banalizadas. E ninguém olha, cobra, pune etc!
Calor no Boeing da Gol
Ontem (24), os passageiros do voo 1264 (17h23), Congonhas-Confins, da Gol, amargaram, pelo menos, 30 minutos de calor insuportável dentro do Boieng 737-700, enquanto aguardavam pela decolagem. Os passageiros protestaram – mães diziam que seus filhos começavam a passar mal. Da cabine, o comandante admitiu o “problema”, mas assegurou que, quando os motores (turbinas) fossem ligados, o ar condicionado seria normalizado. Se o “normal”, numa escala de zero a 10, fosse o 10, ficou entre 4 e 6 durante os 50 minutos do voo. Alguns, entre os passageiros que desembarcaram em Confins, entraram no ônibus da linha Conexão, para o Centro de Belo Horizonte. Entre estes, o comentário mais ouvido era: “Está (o ar condicionado do ônibus) bem melhor que dentro do avião”.
Não quer ônibus, nem comer pastel 
Seria bom que as companhias da aviação civil passassem a olhar mais para o conforto (lembram com o era um prazer viajar - contar pros amigos - pela Varig, até a década de 1990?) e segurança dos passageiros. Quem opta pelo deslocamento em avião, quer, primeiro, mais conforto  (poltronas mais afastadas, ar condicionado e todos demais equipamentos com manutenção em dia e funcionando e algum agrado - não precisa servir almoço), segurança e pontualidade. Se não fosse por isso, pegaria um busão, sem se importar com os solavancos patrocinados pelos buracos das rodovias (péssimas rodovias - nem tanto as com as concessões privatizadas), e se lambuzaria feliz em pastéis das paradas de beira de estrada (postos de gasolina com suas mesas cobertas por grossas toalhas de plásticos, cheias de restos de comida e invadidas por moscas).
Alô, ANAC e Infraero!
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), enfim, o Governo federal, precisam fiscalizar (até investigar) de forma mais responsável os itens conforto e a segurança dos passageiros dentro dos aviões. Principalmente neste ano (2013), pois os administradores das companhias vão querer retirar das suas costas o conjunto dos bilhões de reais em prejuízos (balanços patrimoniais fechados no vermelho) de 2012. Ou então, que o Governo privatize essa fiscalização para empresas internacionais sérias e competentes - do Japão, por exemplo. 
Wizard faz escola
A publicidade que a empresa de curso de idiomas Wizard faz na fuselagem de jato Embraer 195 da Azul, colou sua marca lá, poderá ser copiada por outras companhias. Estão na fila uma de café solúvel e outra de cerveja. O período das vacas gordas para esse negócio irá até os jogos da Olimpíada do Rio, em 2016, com a perspectiva de intenso tráfego de turistas nacionais e internacionais por diversas partes do país.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

XIII Conferência Anpei

23/01/2013
A XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica 2013, com tema “Inovação Competitiva e Aberta: Transformando o Brasil”, será de 3 a 5 de junho, e, Vitória (ES). As companhias  Fibria (celulose), Samarco (mineração), Vale (mineração) e Weg (motores) serão parceiras no evento. O coordenador da Conferência, Mário Barra, destaca a realização de duas atividades: Workshop Sebrae, que serve para abrir aos donos das pequenas empresas o engajamento na inovação. A segunda atividade garantida é a apresentação de cases comprovados de sucesso em inovação, sendo que os “três melhores” terão espaços em reunião plenária.
TI Verde
A startup Aiqon IT, focada em TI Verde e leva para o mercado premissas de “sustentabilidade e redução de custos”, se apresenta ao mercado com o objetivo de inovar, no Brasil e em toda a América Latina, no conceito de gerenciamento do consumo de energia de computadores. Estes seriam os que mais emitem gás carbônico (CO2). A solução apontada pela empresa é o “Verismic Power Manager”, sistema desenvolvido no Vale do Silício. Trata-se de tecnologia certificada pela Energy Star. De acordo com a Aiqon o processo “permite uma redução de, em média, 50% no consumo de energia”. A Aiqon contratou a IMAGE Comunicação, de São Paulo, para fazer sua mídia.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Brasil fora de obra na Colômbia


21/01/2013
Brasil fora de obra na Colômbia
Uma das grandes obras públicas em tramitação na Colômbia, orçada em 52 bilhões de pesos (US$ 29,411 milhões – cotação de segunda-feira), é a reconstrução do Canal do Dique, em Cartagena, destruído por tempestades ‘La Niña’, em 2010 e 2011. O Governo da Colômbia receberá propostas até o dia 28. Participam do certame companhias dos Estados Unidos, Holanda, França e Canadá que, consorciadas com empresas colombianas desenvolveram estudos e projetos de engenharia. Não aparece empresa brasileira na disputa.

Brasil e Chile
No final de 2012, com base em estatísticas geradas no Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a  PriceWaterhouseCoopers (PWC) estimou que, até 2016 (o que pode ser apenas no triênio 2013-2015), os projetos de mineração no Brasil abocanharão 20% daquilo previsto para o setor em todo mundo. Os projetos globais, informou a PWC, totalizariam US$ 400 bilhões. A fatia nacional seria, então, de US$ 80 bilhões. No Chile, os projetos apresentados na Unidad de Inteligencia en Proyectos y Negocios (UNIP), órgão governamental, preveem inversões, em 2013, de US$ 170 bilhões, sendo US$ 70 bilhões para áreas de mineração, e, US$ 50 bilhões, na geração de energia.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Voos da Gol e TAM contra prejuízos

19/01/2013
Os balanços das companhias aéreas brasileiras de 2012 serão os piores dos últimos anos em termos de resultados financeiros. No final de setembro, juntas, as duas maiores (80% dos 75 milhões de passageiros transportados juntamente com Avianca, Azul e Trip), TAM e Gol, acumulavam perdas ao redor R$ 2 bilhões no ano. A ordem dada aos ocupantes das mesas nas Diretorias de Marketing é para reverter, neste exercício, a situação e entrar o ano da Copa do Mundo, 2014, com folga de caixa e, se possível, com os balanços fora do vermelho.
Promoções (quase) iguais
A Gol está com uma promoção de descontos associada ao seu tempo de operação: DAG (Doze Anos da Gol); PDV (Pague Doze na Volta). Exceto para a ilha de Fernando de Noronha, o retorno de qualquer destino, no país, sairá por R$ 12 para as viagens entre 17 de fevereiro e 30 de abril. O período para aquisição antecipada dos bilhetes de embarque foi aberto na sexta-feira (18) e se encerra no dia 21 (segunda-feira). A TAM, por sua, oferece uma “mega promoção”, com “90% de desconto” para voos no período 18 de fevereiro a 30 de abril. O período para a compra do bilhete é o mesmo da concorrente. E estão iguais também na exigência de permanência no destino: dois dias ou um sábado. Isso lembra coisa combinada!