quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Ruy Lage

José Ruy Vianna Lage - Empresário (indústria e mercado acionário) e político

Enviado por Nairo Alméri – qui, 15.11.2018 | às 14h17

NO DIA 06 DE OUTUBRO, NA CONTA FACEBOOK, COMENTEI POST DE JOSÉ ANCHIETA DA SILVA SOBRE A MORTE DO EX-PREFEITO E EMPRESÁRIO (Agora Editado)

Ruy Lage era uma fonte especial. O conheci, quando cheguei do Rio, em 1979, e fui para a Sucursal do JB. Ele já era presidente da Comissão Nacional das Bolsas de Valores (CNBV) e da BOVMESB. Sempre foi extremamente correto com os jornalistas da área de Economia. Não fazia lobbies nem dava informações incorretas. Nunca soube de um só repórter que tivesse sido “perseguido” por ele (com telefonemas para chefes de jornais e das sucursais - prática comum em Belo Horizonte nas décadas de 1980, 1990 e 2000) em função de reportagem de Economia que, porventura, o desagradasse. Enquanto a Bolsa de Minas (BOVMESB – Minas, Espírito Santo e Brasília) existiu e era a terceira do país, Ruy Lage figurou como fonte nacional. Era tão importante a sua opinião no mercado acionário, que, numa  maxidesvalorização ordenada por Delfim Neto, ministro do Planejamento Governo Figueiredo (antes foi Agricultura), a TV Globo (eu estava na sucursal TV, em Belo Horizonte – tinha saído do JB) quis entrevistá-lo, ao vivo (sentado na bancada do JN). Coube a mim o contato e acertar a ida. Ele topou e eu, muito orgulhoso, marquei pontos com meu umbigo. Voltei para o JB (01 de maio de 1981 - fiquei doze anos) e acompanhei Ruy Lage encerrando a fase de empresário e ingressando na política, pelas mãos de seu grande amigo, ex-prefeito e ex-governador Hélio Garcia. “Meu partido? Meu partido é Hélio Garcia!”, disse-me, em resposta à pergunta sobre qual partidário seguiria. Virei seu amigo. Lamento sua morte. Sentimentos a todos da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário