sexta-feira, 1 de março de 2013

Randon pela Randon

Enviado por Nairo Alméri – 01.3.2013 | às 18h50 - alterado às 21h55

01.3.2013
Caxias do Sul (RS) – Após um tour matinal pelas dependências de uma das principais fábricas, a Fras-le S/A (autopeças – maior fornecedor de freios do país para a indústria automotiva, ferroviária e aviação e material de fricção em geral da América do Sul) e nas pistas do campo de provas (recebe veículos civis e militares de todas as montadoras instaladas no país), a caravana de jornalistas do Sul e Sudeste chega ao núcleo do principal complexo do Grupo Randon, Interlagos. Fomos convidados para a apresentação dos resultados do balanço patrimonial de 2012. Mas eles não eram mais novidade, pois desde a véspera, a quarta-feira (27), a Bolsa de Valores tornara público os valores consolidados da holding das onze empresas (inclui 17 fábricas de implementos rodoviários, autopeças, vagões, caminhões especiais e máquinas rodoviárias, das quais seis no exterior - Argentina, Estados Unidos, Argélia, Egito, Quênia e China), a Randon S/A – Implementos e Participações. Alguns veículos deram lapadas nos números macros. Nada a reparar, pois é a lei: companhia de capital aberto e com ações listadas em Bolsa deve comunicar seus fatos relevantes primeiro à BM&FBovespa.
Como nos dez anos anteriores, a diretoria estava lá, entre galpões e prédios administrativos, para as boas vindas aos jornalistas e posar para a foto do 11º Encontro com a Imprensa e Convidados.
Há algum tempo, o time de comando da Randon foi profissionalizado. Mescla executivos filhos de Raul Randon (fundador do Grupo Randon e presidente do Conselho de Administração) e profissionais de mercado. Nestes anos todos, se apresentam como um coral gregoriano bem ensaiado, no qual prevalecem os fundamentos das vozes ocupando seus tempos, do agudo para o grave: soprano, contralto, tenor e baixo. Tem voz para o recado aos investidores e alfinetadas nas políticas públicas e estruturais da economia; a que coloca um tom ligeiramente abaixo; e, as intermediárias, em maioria, para detalhamentos operacionais – financeiros e de produção. Não há muita novidade no rito. A as partes, diretoria e jornalistas, se conhecem um pouco.

Contramão do mercado
A leitura simples dos números da Randon, então, perdeu lugar. Desde o último dia de fevereiro, eles são figuras provocadoras de análises. É o caso do valor nominal (não deflacionado) dos investimentos (R$ 276,9 milhões), que a diretoria manteve e que ficaram 11,5% acima de 2011, enquanto as receitas bruta (R$ 5,350 bilhões) e líquida (R$ 3,501 bilhões) encolheram, respectivamente, 16,2% 15,7%. As perdas foram, principalmente, por conta das retrações dos negócios no país para caminhões (-40,5%) e semirreboques (-20%) e na contratação de frete com reflexo para veículos rebocados (-11,6%). Conjugadas com as indefinições nos juros das linhas de créditos do BNDES (principalmente para o PSI – Programa de Sustentação de Investimentos), elas pesaram em nichos importantes para a Randon, conforme notas encaminhadas à Bolsa e reafirmadas por seus diretores. Em 2012, a montagem de caminhões foi de 132.820 unidades, 540,5% inferior a 2011 (223.388).

Impactos do ERP
Mesmo prevendo que seria um exercício fiscal desfavorável (“2012 foi, sim, um ano de muitas dificuldades. O pior ano de resultados dos últimos dez ou onze anos” – Alexandre Randon, vice-presidente das empresas Randon), a Randon seguiu com investimentos que considerou imprescindíveis, como no sistema integrado de gerenciamento de produção e administração ERP, do SAP (R$ 100 milhões). A assimilação da nova linguagem foi também a causa perdas de receitas na Fras-le (líder na América do Sul em freios e materiais de fricção em geral) e na principal empresa do grupo, a Randon Implementos. Nesta última, houve oscilações em sua participação de mercado (caiu para 28,8%, no primeiro trimestre, e encerrou em 30,4% - abaixo da média histórica de 35%). Antes da implantação do ERP, principalmente no exterior, o grupo operava vários “sistemas diferentes”, comentou o presidente da Randon, Abramo Randon. Ele aponta essa uniformidade com um dos referenciais para prever resultados melhores que os de 2012.

80% de ocupação
O número um entre os executivos da Randon faz sua aposta em cima de negócios fechados neste trimestre, como a licitação vencida de entrega de 775 retroescavadeiras para o Governo, no nível de ocupação, de 80% da capacidade, das fábricas de implementos (reboques, semirreboques e carretas) e na operação em três turnos na Fras-le.

5ª maior do mundo
Além de líder no país (entre 150 fabricantes) e na América do Sul no mercado de implementos rodoviários, a Randon é o 5º maior do planeta, atrás de uma indústria da China, duas dos Estados Unidos e uma da Alemanha. As fábricas estão com capacidade de produção diária para 118 a 120 semirreboques/dia, 100 a 102 carretas e seis a sete vagões, informou o diretor corporativo para Implementos e Veículos, Norberto José Fabris. Até outubro de 2012, o grupo tinham colocado no mercado perto de 4 mil vagões de cargas.

Fatores favoráveis
“Vamos colher bons frutos”, diz otimista David Randon, para quem a queda de 84,2% no lucro líquido do ano passado, para R$ 42,6milhões – abaixo de 25% do resultado médio no período 2008-11, de R$ 169 milhões – é página virada. Somando com ele, o diretor corporativo de Relações com Investidores, Astor Schmitt, que despejou uma avalanche de críticas às posturas políticas do Governo, em 2012, aponta fatores positivos para 2013: definição, para até o final do ano, nas reduções no IPI para máquinas automotivas, e nos juros do BNDES no PSI (3% ao ano, neste semestre, e, 4%, no segundo). Por enquanto, Schmitt assegura que a Randon segue a previsão de “especialistas e Governo”, de crescimento de 3% do PIB (foi de 0,9% em 2012) neste exercício e de colheita recorde nas lavouras. “Nós estamos trabalhando com essa variável”, diz.

Safra e Argentina
O diretor de RI da Randon alia ainda os fatores favoráveis na agricultura da Argentina, onde “todas as restrições (para exportações de bens brasileiros) estão superadas”. Incluiu também a absorção do impacto negativo que foi a transição da tecnologia dos motores, de Euro III para Euro V, causou nas vendas de caminhões em 2012 (houve antecipação de compras em 2011, em função das incertezas na prorrogação de taxas baixas para o PSI, em 2012). A expectativa é a de que serão produzidos no país entre 170 mil e 175 mil caminhões (20% a 25% a mais) e 60 mil implementos rodoviários.

Reavaliação nos investimentos
Mas o otimismo coletivo transmitido pelos executivos da Randon (“Sempre procuramos pensar olhando para o futuro”, David), não supera uma característica imprimida ao longo de seis décadas por Raul Randon: política conservadora. E isso pesou na decisão da reavaliação no Plano Quinquenal de investimentos, anunciado, há mais tempo, para R$2,5 bilhões. “Lá na frente é que vamos planejar se será de cinco ou para 6 anos”, sinalizou o presidente.

Menos de 50%
De momento, o certo é, neste ano, a redução para menos de 50% do valor investido em 2012 - de R$ 276,9 milhões para R$ 130 milhões. Schmitt frisa que eles serão “essencialmente” no Brasil, pois no exterior foram concluídos.

Fábrica de Araraquara
O maior investimento em planta nova no país será a fábrica de vagões e reboques para cana-de-açúcar em Araraquara (SP). Anunciada, em maio de 2012, como um negócio de R$ 500 milhões, o valor foi refeito, nas palavras do presidente da Randon, para R$ 200 milhões. As obras devem ser tocadas a partir de 2014 e concluídas em cinco anos. Essa unidade elevará a atual capacidade instalada em vagões de cargas da Randon de 800 unidades/ano para 2 mil. Em 2012, a empresa “faturou” 862 vagões (913, em 2011). Araraquara absorverá também a linha de reboques para transporte de cana-de-açúcar nas usinas de álcool.

Fica em Caxias
O diretor de RI fez questão de assegura que o grupo manterá o nível de 80% de todas as atividades em Caxias do Sul. David diz não ter mais espaço físico para crescer no município. Então, quando a fábrica de Araraquara estiver concluída, a unidade vagões será transferida para lá, abrindo espaços na sede para o crescimento das outras áreas.

Dever pouco
Os executivos da área financeira da Randon não definiram origem dos recursos para o Plano Quinquenal – citaram facilidades com BNDES e Finep. Mas Schmitt deu a dica para aquilo que não deverá ocorrer: a opção do Grupo Randon sempre foi a de baixa alavancagem, ou seja, não contratar muito dinheiro no mercado de bancos.

Como está
O endividamento líquido (descontados o equivalente aos recursos em caixa e a receber) consolidado, em 31 de dezembro, era de R$ 760,4 milhões, ou seja, um múltiplo de 2,7 vezes o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações – ou geração operacional de caixa). É tido como baixo, mas ficou bem acima do 0,69, em 2012, e, bem mais que 0,13, em 2010. “Mas vamos baixar para menos de uma vez”, assegurou Schmitt. Isso significa olhar mais para um dos ensinamentos de Raul Randon: posição conservadora de sempre dever pouco na praça bancária.

 Oferta de dinheiro
O diretor Financeiro da Randon S/A (holding), Geraldo Santa Catharina, observa que a “dita estrutura de capital conservadora abre espaços” para facilitar os investimentos e manter uma “boa bancabilidade” (negociar com bancos privados). Lembrou que, no final de dezembro, a empresa fez uma colocação de R$ 300 milhões em debêntures simples (não conversíveis em ações em com resgate para sete anos), com recursos para alongamento da dívida. A valorização das ações preferenciais da companhia foi de 48,9%, em 2012, sete vezes acima do desempenho do Ibovespa (principal indicador da BM&FBovespa), de 7,3% e funciona como espelho para investidores e bancos de negócios. É visível que o grupo se cerca do cuidado para não deixar espaços às invisíveis “vozes do mercado”. Prefere a Randon pela Randon.

Volumes vendidos
No período 2008-12, o Grupo Randon investiu R$ 1,251 bilhão e o patrimônio líquido consolidado, incluindo as joint ventures, dobrou, de R$ 907 milhões para R$ 1,857 bilhão. Para este ano, as projeções macros do grupo são: receita bruta, R$ 6 bilhões (retorna ao nível de 2011 - R$ 6,385 bilhões); receita líquida, R$ 4,1 bilhões; exportações, US$ 300 milhões (US$ 264 milhões, em 2012, queda de 10,3%); receitas geradas no exterior, US$ 92 milhões (US$ 121,9 milhões, mais 12%); importações, US$ 120 milhões; e investimentos, R$ 130 milhões.

Mesmo nível de 2011
Por áreas principais, as receitas brutas da Randon com veículos e implementos diminuíram 11%, para R$ 1,849 bilhão (21.106 rebocados – menos 17,8%; 1.085 especiais – mais 30,3%; e, 862 vagões – menos 5,6%). Em autopeças, a receita, de R$ 1,572 bilhão, mostrou queda de 22% (vendidas 73.400 t de materiais de fricção – menos 6,7%; 745.347 freios – menos 33,5%; 81.816 sistemas de acoplamento – menos 28,9%; 319.973 sistemas de suspensão e rodagem; e, 21.629 t de fundidos – mais 30,9%).

Dispensas
A Randon, que opera também um consórcio e banco, encerrou 2012 com 11.166 funcionários, 9,8% a menos. No corte de 1.217, 40% trabalhavam na área de autopeças e, 18%, de veículos rebocados.

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