Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2024

ARGENTINA VIROU DESVIO NO RS

Enviado por Nairo Alméri - qui 09/05/2024 - às 12h11
Interdição de ponte; Argentina vira caminho mais curto

As cheias no Rio Grande do Sul impuseram na quarta (08/05) nova interdição da ponte (1.317 metros) da BR- 472 sobre o Rio Ibicuí, na divisa dos municípios de Itaqui e Uruguaiana, fronteira Oeste do RS com a Argentina. As sedes dos municípios estão distantes 103 km. Mas, em função da interdição da ponte, virou um longo caminho, sendo a opção mais curta via Argentina, do outro lado do Rio Uruguai.

A ponte está próxima ao encontro do Ibicuí com o Uruguai.

O novo bloqueio do trânsito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT - Ministério dos Transportes) se deve à cheia. O Ibicuí recebe enorme volume de água das chuvas no Centro do Estado. Agrava a situação o represamento pelo Uruguai. Este, por sua vez, recebe enorme volume de água na cabeira e dos afluentes da parte Norte do RS.


O deslocamento entre as duas cidades ou transporte de cargas, portanto, impõe para quem estiver, por exemplo, em Uruguaiana duas opções. Porém longas. Uma, entrar na Argentina, em Passos de Los Libres, seguir a Rota-14, na Província de Corrientes, até Santo Tomé. Dessa cidade, atravessar a ponte sobre o Uruguai para São Borja e seguir, pela 472, até Itaqui. Este arco é de 320 km.

Sem sair do RS, a alternativa é rumar até por rodovias para Alegrete, Santiago e São Borja. Desta última cidade, seguir pela BR-472 até Itaqui. Esta volta, porém, é cinco vezes mais longa. O DNIT, porém, recomenda, porém, que se faça esse caminho.

Para quem estiver em Itaqui, a rota é inversa.

LEIA: Lula! Cadê o plano consistente de "recuperação" do RS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário