quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Addidas, Carnaval, Copa e sexo

Enviado por  Nairo Alméri – qui, 27.2.2014 | às 8h02 - modificado às 8h03
Muita hipocrisia. É que se pode dizer, também, do protesto da presidente Dilma Rousseff contra a mensagem nas camisetas da multinacional Addidas. Ela viu um convite à Copa do sexo, no Brasil. Aos olhos e mente de Dilma, a ilustração, um coração estilizado em forma bunda, explodindo num biquíni, tudo numa aquarela bem ‘pa tropi’, não deixava dúvidas: tratava-se de uma mídia pró-sexo à vontade, de Norte a Sul em solo brasileiro.
Bom! É preciso cair na real e não achar que o país é formado por um bando de tolos. Desde as saudosas revistas “O Cruzeiro”, “Manchete”, “Fatos&Fotos”, nas décadas de 1970 e 1980, nas publicidades de sempre da Embratur (que também engrossou o falso coro moralista) até a recente escolha da mulata “Globeleza 2014”, da TV Globo, no dia 1º de dezembro, que Brasil é oferecido ao mundo, ao turista, na temporada de Carnaval?  Não é o de um continente em retiro espiritual, em companhia de recatadas freiras carmelitas. Mas o de um Brasil quase faz doação de mulatas peladas. Nosso cartão postal é a “globeleza”! E o coração e mente e mente do turista captou a mensagem tanto quanto o ministro ‘cumpanhero-camarada’ dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ou será que ele põe a cara atrás do sofá no instante em que a câmera da faz zoom, de baixo para cima (com paradas magistrais), em mulheres maravilhosas peladas quase 100% (e faz isso milhares de vezes numa noitada de desfiles), jogando beijos do alto dos carros alegóricos das escolas de samba, no Carnaval do Rio?
E mais, presidente Dilma e ‘cumpanhero-camarada’ Aldo: há, pelo menos, 50 anos, meio século, portanto, é sabido, em cada biboca deste país, que aqui é o país do turismo do sexo, e nunca se fez nada para combater. E pior, o Brasil é conhecido pela prática do sexo infantil, o que É UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE. O turista, o brasileiro e o gringo que poderia vir com a camiseta da Addidas, sabe que essa prática é fartura no litoral do Nordeste, um dos melhores cartões postais para o turismo internacional.
O que falta, então, para esse Governo do PT - e que não foi diferente com os Governos do PSDB (Fernando Henrique Cardoso), do PRN (Fernando Collor de Mello, continuado por Itamar Franco), do misto de ditadura com democracia do antigo PFL (José Sarney) – é menos hipocrisia. Essa falsa indignação do Governo Dilma é meramente eleitoreira (oportuna para tentar um abafa nos protestos sociais contra a realização da Copa), em um país onde o voto obrigatório (uma imposição – um ato ditatorial). Ela deveria, sim, ter combatido o turismo do sexo com a assinatura de um projeto de lei em ato contínuo ao termo de posse na Presidência da República. Ou será que, a exemplo de tantas coisas que Lula, seu padrinho, dizia não saber, ela nunca ouviu, leu e viu na televisão as mídias pró-sexo no Brasil, presentes até em programas infantis?!...  
A Addidas explorou bem menos o tema turismo e mulher brasileira pelada (e sexo). Bem menos que outras dezenas de milhares de mídias – até nas oficiais do Governo brasileiro, em nossos aeroportos e portos, e pelas representações diplomáticas e feiras no exterior. Mas... a multinacional pendurou a sua fantasia na hora errada. Exatamente quando o Governo Dilma mais precisa de dezenas de milhares de bodes expiatórios para a sua operação abafa contra as dezenas de milhares de protestos de descontentamentos da população. Descontentados contra dezenas de bilhões de reais gastos em obras (e pagamentos de propinas) para a realização da Copa do Mundo. Protesto contra a falta de dezenas bilhões de reais para políticas públicas em hospitais, escolas, segurança, moradia, transporte e (agora, com maior publicidade e apelo nas prisões da ‘cumpanherada’ do PT do “mensalão”) sistema penitenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário