terça-feira, 2 de julho de 2013

Mecânico de aviação

Enviado por Nairo Alméri – ter, 02.07.2013 | refeito às 14h35
Os problemas na aviação não se resumem à falta estrutura incompatível nos aeroportos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não faz alarde, mas Técnico de Manutenção de Avião virou artigo de luxo nos hangares das companhias aéreas. Por baixo, o déficit, em janeiro, era de 150 a 200 profissionais diante da expansão prevista em 2014. Esses profissionais recebem da agência homologações específicas: “GMP” (Grupo-Motopropulsor)  e “CEL” (Grupo-Célula), para é responsável pelas partes mecânicas, e “AVI” (Grupo-Aviônicos), pela instrumentação instalada no interior da cabine da aeronave. Um mecânico auxiliar de aviação precisa de três anos de prática até ser submetido à banca da Anac na prova para obtenção da homologação de Técnico em Manutenção em Avião

Na “intimidade”
Mas a Anac, às vezes, causa frio na barriga dos passageiros com algumas medidas que adota. Em 28 de março, foi republicada, no “Diário Oficial da União” (DOU), a diretriz que aprova a Instrução Suplementar- IS Nº 43-012, Revisão A, autorizando ao piloto e/ou proprietário que tiver “intimidade” a realizar manutenção da aeronave. Mesmo sendo uma autorização restritiva, só vale para planadores, motoplanadores, esportivas e agrícolas, a desconfiança dos passageiros é transferida para outras situações. Um dos motivos da preocupação reside na dispensa de quase 300 pilotos, no final de 2012, no ato seguinte à venda, para Gol, da Webjet. Essa companhia foi fechada.  Pequena fração dos pilotos conseguiu recolocação. A maioria está se virando para sobreviver, podendo, até mesmo, vestir o macacão da “manutenção” em algum hangar. Leia a IS 43/012 

Trem de pouso
Está frequente, nas pistas do Aeroporto de Confins, a “manutenção” de trens de pouso (a roda fora do suporte) de jatos junto ao finger (rampa de embarque). A coisa é feita sem cerimônia, enquanto a eronave é abastecida e os passageiros embarcam.  
Acidentes
A propósito daquela da medida da IS 43/012, o portal G-1 publicou reportagem, com base em estatísticas oficiais, mostrando gráficos para acidentes aéreos com origens na manutenção e na inexperiência de pilotos. Leia reportagem do G1

TST (1)
Cada um dos 27 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou, em média, no primeiro semestre, 4.686 processos. No total, deram 116.926 sentenças, 37,7% a mais que no mesmo período de 2013, conforme balanço do TST. Na hipótese de que não houvesse feriados ou ausência por outro motivo qualquer e os ministros trabalhassem de segunda sexta, seriam, em média, 22 dias úteis de trabalho ao mês. Neste caso, cada ministro teria julgado 355 processos/dia. Com os feriados, ausências no tribunal etc. essa média fica acima. A distribuição de processos no primeiro semestre foi superior ao período de 2012: 141.229 (+16%). Coube a cada ministro, em média, 5.283 processos.

TST (2)
Perguntar não ofende: e a qualidade dos votos, diante de enorme volume per capita de processos?!...

  

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