terça-feira, 13 de novembro de 2012

Custos da logística

13/11/2012
No final de outubro, foi conhecida uma pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) dando conta que os serviços de logística no Brasil “comprometem” 13% do faturamento bruto de 126 grandes empresas pesquisadas e responsáveis por uma fatia de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). A revelação, propositadamente, veio após o anúncio do PAC da Logística (ou Programa de Investimentos em Logística – PIL), pelo governo, de R$ 133 bilhões. As ferrovias ficaram com R$ 91 bilhões, mas com programas a perder de vista, pois alguns são para até 25 anos. Para as rodovias a previsão é de R$ 42 bilhões.

Afeta a balança
De meados de agosto para cá, a papelada pouco andou dentro da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal federal que vai gerenciar o pacote. Enquanto isso, o velho conhecido “custo Brasil” vai de vento em poupa. Pelo mesmo estudo da FDC, a logística precária leva 12% de todo o PIB nacional (agricultura, indústria e serviços), bem acima da situação nos Estados Unidos: 8%. A diferença de performance entre dos dois países dá um resultado negativo anual ao Brasil equivalente a US$ 83,2 bilhões, que prejudicam a balança comercial do país.

Na mesa
Quarta-feira, no Transamérica, em São Paulo, se sentarão à mesma mesa, em painel do seminário Transporte e Logística: modelos e oportunidades de inovação colaborativa, representantes de empresas concessionárias de rodovias e ferrovias e empresas afins (CCR/Autoban, Ecovias, ALL Logística, Scania, Volvo, Consat, Semcon, LSP). Em outro painel, estará o mundo acadêmico, incluindo a FDC e empresas gerenciadoras de transporte urbano (USP-SP, USP-SC, FDC, SPTrans, CET). Será o primeiro embate após o lançamento do PIL.

Microcity
Líder no país de Outsourcing para Redes de Internet (LAN) e Desktops, a Microcity nomeou Gisele Saldanha como gerente Comercial para o mercado de Minas Gerais. A executiva entrou para a Microcity em fevereiro de 2011 como gerente de Contas, passou a gerente Comercial da unidade de Seminovos (cargo que permanece exercendo simultaneamente ao de gerente de Vendas para Minas Gerais). Gisele Saldanha é formada em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).


Fonte: Nairo Alméri, coluna “Negócios S.A”, jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte

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