sábado, 26 de maio de 2018

Petrobras sem abuso

Estimulo às redes exclusivas de álcool carburante

Enviado por Nairo Alméri – sáb, 26.5.2018 | às 0h10

Pressionar preços no varejo dos combustíveis derivados de petróleo é uma de política de Estado. Primeiro, é preciso pôr fim à blindagem da estatal (de capital misto). E é possível sem ultrapassar a lei básica de mercado, da oferta e procura. Uma das vias, políticas de estímulo à criação de redes de varejo para o abastecimento exclusivo com álcool hidratado combustível.

Como na Embrapii

Os créditos teriam garantias nos moldes praticados com a estatal Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial): orçamento à parte o dinheiro depositado de uma só vez na conta bancária da estatal – fora do cofre do Tesouro Nacional.

Terceira geração

Em fase imediata, viriam as políticas de estímulo e de crédito assegurando a produção de cana-de-açúcar exclusiva de álcool hidratado carburante e incorporando a terceira geração – a partir das palhas, aparas e bagaço da cana. Este produto seria 100% dedicado às redes de varejo de abastecimento exclusivo com álcool carburante.

Fiscalização

Mas, além das garantias dos créditos e outros meios de estímulo, o Governo teria que estruturar mecanismos de fiscalização eficientes e confiáveis. Um conjunto de medias assim dispensaria intervenções políticas na metodologia de preços da Petrobras – mas nunca se tolerar práticas abusivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário