quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Marcel Ganivet, 100 anos

Enviado por Nairo Alméri* – qui, 03/11/2016 – às 20h10

Este 4 de novembro de 2016 marca no calendário da indústria da fundição nacional significado especial. Mas, talvez, a despeito da relevância, passe em brancas nuvens, algo muito próprio de nosso país - total e absoluto desprezo pela cultura e pela história. Mas vamos lá. Será a data do Centenário de nascimento do engenheiro francês Marcel Ganivet.  

Quem foi
Ganivet foi o responsável pela execução do primeiro Centro Tecnológico de Fundição, no Brasil. Uma escolha da Organização Internacional do Trabalho (OIT-ONU), em Convenção realizada na Colômbia, 1967, quando se avaliava criação de um complexo desses na América do Sul. O Brasil foi eleito para receber o projeto. A segunda decisão foi por Minas Gerais e, por fim (novembro de 1972), a unidade do Senai de Itaúna como localização. Entraves burocráticos comprometeram o cronograma do projeto, concluído em dezembro de 1980.

Forte ligação
Além de executar o projeto, Ganivet criou enorme e apaixonado vínculo com a cidade, onde teve três temporadas de residente. O filho e um neto nasceram lá e o município o reverenciou como cidadão honorário. Ele chegou ao Brasil em abril de 1971. Terminado o projeto, foi contrato como consultor do Senai. Permaneceu na cidade até dezembro de 1983, quando retornou ao seu país. Depois, regressou à Itaúna, por curtos períodos, em 1989 e 1992.

Gratidão
Ganivet morreu na França, em 10 de junho de 2006. Por vontade da família, a urna contendo suas cinzas veio para o Brasil. Foi depositada no jardim daquela unidade do Senai, sob a sombra de uma das tantas palmeiras que plantou. O desejo do fundador do Centro Tecnológico de Fundição era que parte das cinzas fosse despachada para Itaúna. No local, a placa resume:"As cinzas de Marcel Ganivet (03.11.1916 – 10.06.2006), aqui lançadas, continuarão fertilizando sua obra, fruto de sua competência e de seu amor ao Brasil, a Minas Gerais e a Itaúna".


*Com valiosa colaboração (outubro/2013) de Pedro Paulo Drumond, gerente do Centro de Tecnologia Senai Itaúna CETEF Marcelino Corradi



Foto
Depoimento
Placa
Importância do Centro 
Placa

3 comentários:

  1. Muito obrigada ! Sou a filha do Ganivet. Muita emoção lendo esto.

    ResponderExcluir
  2. A foto "le progrès" nao e a boa, nao tem nada que ver com meu pai ni siquiera familia !!!
    Si quer eu posso mandar outra.

    ResponderExcluir
  3. Fotos de Marcel Ganivet, principalmente das passagens por Itaúna, serão de extrema valia para a história deixada por ele em solo brasileiro

    ResponderExcluir