sábado, 30 de novembro de 2013

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Made in china

Enviado por Nairo Alméri sex, 29.11.2013 | às 1h06

Capitalismo crise - setembro de 2013
Fatos relevantes da economia internacional em setembro de 2013
Por Edson Pereira 01 de outubro de 2013
(...)
Segundo Justin Yufi Lin, autor de “Against the Consensus: refletions on the Great Recession”, a China está prestes a fazer uma transição de uma economia com base em mão de obra pouco qualificada, para uma focada no uso mais intensivo de tecnologia. Isso pode fazer com que 100 milhões de empregos industriais migrem para outros lugares. Os países pobres que puderem implementar uma estratégia para capturar essas novas oportunidades industriais entrarão em um caminho dinâmico de mudança estrutural que poderá reduzir a pobreza. Na África estima-se em apenas 10 milhões o número de trabalhadores na indústria. Colocar na África parte dos 85 milhões de empregos industriais de baixo valor agregado da China criaria enormes oportunidades para o continente.

Randon
O Grupo Randon, de Caxias do Sul (RS), é líder nacional na fabricação de implementos rodoviários. Mas para sustentar o posto não bata ter mais de seis décadas de mercado. É preciso muito marketing, além de um rosário de iniciativas na fábrica e no pós-venda. Para se ter uma ideia desse esforço conjunto, as Empresas Randon encerrarão 2013  com a participação em mais de 20 feiras/eventos em todas as regiões do país.  Assim, em dezembro, de 16 a 22, levará sua marca à tradicional Festa de São Cristóvão e dos Motoristas de Garibaldi (RS).

Patrus
Com benefícios atingindo 65 filiais espalhadas pelo país, em menos de 20 dias a Patrus Transportes Urgentes, de Contagem (MG), iniciará o uso do novo sistema de gerenciamento de transportes, o TMS - transport management system, em sua maior unidade, a de Guarulhos (SP). “Nosso negócio é gestão de transportes, não de mudanças. Sabemos que para colocar um sistema no ar precisávamos comunicar e engajar os colaboradores para ter sucesso na operação”, comenta o gerente de TI, Telecom e CEDOC na Patrus, Manuel Landeiro, ao justificar a opção pelo TMS.

Tamanho
A Patrus opera uma frota própria de 700 e, terceirizada, outros 900. São carretas, trucks, caminhões ¾ e veículos leves. Na matriz, em terreno de 40 mil m2, a empresa opera um Centro de Distribuição (CD) com 12.000 m² de área construída e 74 docas. Em dezembro de 2012, o presidente da Patrus, Marcelo Patrus, anunciou investimentos de R$ 30 milhões, em 2013, na ampliação de terminais, em automação e TI, frota e no treinamento de funcionários, com a meta de retornar o crescimento dos negócios aos 20% ao ano.

Prêmio Apimec
No dia 27, em Belo Horizonte,  Apimec Nacional (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitai) e a Apimec MG, em sua  premiaram os melhores profissionais do mercado brasileiro de capitais, assim como as empresas de capital aberto que melhor apresentaram seus resultados aos associados dessas entidades neste ano. Os homenageados da 40ª Edição do Prêmio Apimec foram: Prêmio Profissional de Relações com o Investidor, Luiz Fernando Rolla (Cemig); Profissional de Investimento, Matias Frederico Dieterich; Companhia Aberta - Categoria A, Banco Bradesco S/A; Companhia Aberta - Categoria B, Eternit S/A; Veículo de Comunicação, Jornal Valor Econômico S/A; Prêmio Especial, Roberto Teixeira da Costa. O Prêmio Apimec Minas - Mercado de Capitais 2013 foi para a BRF S/A (Prêmio Qualidade – Melhor Reunião), e Carlos Alberto Teixeira de Oliveira (Prêmio Especial).

Poeta Antônio Siúves
Enviado por Nairo Alméri – sex, 29.11.2013 | às 1h06

ANTÔNIO SIÚVES AUTOGRAFA “MORAL DAS HORAS”
Enviado por Manduruvá edições especiais – 23.11.2013
     O escritor, poeta e jornalista Antônio Siúves lança seu aguardado livro de poemas “Moral das Horas” amanhã (30), das 10h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, Belo Horizonte.
      “Moral das Horas” se coloca no espaço literário entre o lirismo atinado e a irrisão de poetas e humanistas que buscaram retratar nossa condição espiritual. Siúves explora veios de amor, ódio, vaidade, desespero e loucura em ruas de Belo Horizonte ou de Paris, na TV, na internet e na clivagem da memória, transformando-se em artífice e protagonista de poemas capazes de arrebatar mesmo leitores menos afeitos à poesia. Nada escapa à sensibilidade e ao interesse do autor: os laços frios das redes sociais, os descaminhos da imprensa, a matemática da vaidade, o cientificismo e o estatuto da arte ameaçada de morte, quando não a própria ideia (escamoteada) do absurdo da vida.
     Exposição original sobre o espírito da época, “Moral das Horas” reúne poemas assombrados na zona fronteiriça deste começo de século. Entramos a viver o advento do chamado “pós-humano”, sob a hegemonia da tecnociência? Como o Facebook e outros meios afins, as drogas reguladoras do humor e da inteligência afetam a memória e nossas ideias sobre o amor, a arte e a liberdade?
     No posfácio da publicação, o poeta Sebastião Nunes observa que “Siúves vai mais fundo, descendo aos abismos fundadores da melhor poesia (...) É um poeta interessado no mundo e na vida, e seu olhar é multifacetado. Ainda inédito, olha com desconfiança a própria obra, assim como encara com desconfiança a vida que nos foi dada, e que torna a todos nós escravos do presente, fugitivos da tragédia. Não existe saída, nem ao menos porta”.
     Antônio Siúves, 52 anos, jornalista há 27, atuou como repórter, cronista, crítico cultural, editor e chefe de redação das principais publicações de Belo Horizonte. Trabalhou nos jornais Diário de Minas (1986-1988), DM (1989), Hoje em Dia (1991-1996) e O Tempo (1996-2006), onde ajudou a planejar editorias e definir coberturas inovadoras. Em 2007, trocou as redações por empresa própria, dedicando-se à comunicação institucional, enquanto mantém um blog de poesia. Contatos com o autor: (31) 8371-1822 contato@manduruvaeditora.com.br

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PIB dos votos

Enviado por Nairo Alméri - 27.11.2013 | às 16h11

A presidente Dilma Rousseff ficou com a "revisão" (no popular, maquiagem mesmo!) do Pibinho de 2012, de 0,9% para 1,5%, para iludir a galera do Bolsa Família (bolsa procriar da classe mais miserável - mas nem todos miseráveis) e Cia. Vai mexer  para melhorar o aumento do salário mínimo de 2014, ano eleitoral e com Dilma concorrendo à reeleição. Além disso, joga com a mobilização contra impacto político negativo das prisões dos "mensaleiros" do PT. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, Dilma deixou a impopular Selic (taxa básica de juros do Banco Central), que poderá ser alterada hoje e refletir nas vendas do Natal. Mas o ministro não precisa de votos e quem julga ele é a camada mais esclarecida da população, porém minoria do eleitorado e que, há muito, quer deixar de votar!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Iceberg por trás da ALL

Enviado por Nairo Alméri – ter, 26.11.2013 | às 8h44
Em 15/08/2011, tratei na coluna diária “Negócios S/A”, que assinava no Hoje em Dia, de aspectos críticos na malha ferroviária do Brasil, denunciados pelo presidente (reeleito em abril deste ano) da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, da AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A. Foi apenas mais uma de centenas de alertas, ao longo das duas últimas décadas. Mas o Governo não implantou nem uma política de Estado para o setor, principalmente para minimizar acidentes como o da tragédia domingo em São José do Rio Preto (SP), com composição da ALL – América Latina Logística, que atingiu várias casas e causou a morte de oito pessoas. Ver também, de 16/06/2005: Açominas e CST puxam investimentos nas ferrovias.

Outros posts

Raul Anselmo Randon
Recebe logo mais, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, a “Medalha Júlio Redecker de Desenvolvimento”, instituída pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), da Câmara Federal. Esta é a 1ª edição da premiação, tem a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e homenageia órgãos, agentes e entidades que realizam ações positivas em favor das comunidades, colaborando, assim, para o desenvolvimento de suas respectivas regiões.

P(r)ato feito
Enviado por Nairo Alméri – ter, 26.11.2013 | às 8h44

Enviado por Nelson Tucci – 24.11.2013
Jornalista esportivo – que nem sempre é JORNALISTA, diga-se – é um bicho esquisito. Cria expressões, bordões e modismos que lentamente vão sendo tragados pelos apreciadores do ludopédio, em especial. Muitas vezes são expressões tão bem boladas que acabam sendo levadas pra outros segmentos. Só pra ficar em único exemplo, cito este: “O dr. Fulano escalou o Zé pra fazer o meio de campo com aquele fornecedor...” Ainda na esteira sentimental, vale ilustrar: “Cara, a mulher ficou uma fera. É melhor vc nem aparecer agora. Deixa eu fazer esse meio de campo primeiro...” O INEVITÁVEL - E quando se misturam jornalistas, radialistas e outros “istas” em uma transmissão esportiva então, sai de baixo. Leia Mais

  

domingo, 24 de novembro de 2013

PT começa a sair da Papuda

Enviado por Nairo Alméri - dom, 24.11.2013 | às 8h01 - modificado às 8h06
A fila do PT para fora da cadeia da Papuda começou a andar. José Genoino, deputado presidiário (PT-SP), está em casa, desde às 6h30 deste domingo. Agora o PT investirá em José Dirceu, Delúbio Soares. Do Natal à Pascoa, passando pelas estações do Ano Novo e Carnaval, será só festa para os donos do poder, que pisarão mais em mais nas leis, instituições etc.

Exemplo dado
Preso que quiser deixar a cafua é só copiar Genoino. É uma questão de isonomia, de mesmos direitos. Está na Constituição!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

P&G, NSA, Abin e PT

Enviado por Nairo Alméri - sex, 22.11.2013  - às 18h23 - modificado às 1825

Mais lidos da semana:
 
16/11/2013
 
20/11/2013
 
 
07/11/2013
 
 


Pesquisa em O Globo

Enviado Nairo Alméri - sex, 22.11.2013 I às 12h36
Em O globo on line

O STF deve conceder prisão domicilar a José Genoino?
20,0% - Sim, pois a doença dele é grave e precisa ser tratada de forma adequada.
80,0% - Não, o risco para sua saúde deve ser controlado na cadeia, sem privilégios.Total de votos: 4.012Hora: 12h32

Sob atmosfera bolivariana

A democracia relativa do PT
Enviado por Nairo Alméri – sex, 22.11.2013 | às 6h27
O Partido dos Trabalhadores atropelou, de vez, nossa rota democracia quando, na manhã de ontem, estacionou a van no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, levando uma tropa de choque de senadores e deputados federais do PT. A elite entre os estrelas vermelhas no Congresso quebrou normas de segurança e regras do cumprimento das penas ao ordenar a abertura dos portões, para estar com seus “companheiros” condenados no “mensalão”, em crimes de corrupção e desvios de dinheiro público no primeiro Governo Lula (2003-2006). Por 40 minutos, os parlamentares comunicaram ao ex-presidente do partido (e deputado licenciado) José Genoino as regras do jogo: seria noticiada, on line, aos quatro cantos, a precariedade de seu estado de saúde; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso (deputado federal PT-SP), pressionaria o Supremo Tribunal Federal (STF); ele seria conduzido para um hospital; e, não mais retornaria ao cárcere.
Em ato paralelo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN, principal partido aliado do PT), consumaria outro golpe. Este manobraria pelo adiamento da sessão de cassação do mandato de Genoino, empurrando para depois de janeiro de 2014. Assim foi feito. Isso dará tempo para que uma junta médica, de “médicos da Casa” (todos, há três décadas, conhecidos do deputado presidiário) faça uma perícia com laudo decretando sua incapacidade para exercer o mandato. É isso o que falta ao PT para “legalizar”, na Câmara, a aposentadoria de Genoino, que, hoje, seria acima dos R$ 30 mil mensais. Se for cassado, não terá como ser aposentado.
Esse será apenas mais um capítulo recente no leque dos episódios dos desacatos dos políticos do PT a julgamentos da Suprema Corte – último estágio que a sociedade tem para fazer valer os direitos garantidos na Constituição. As leis do país são claras (menos para o PT) que político condenado perde, de forma automática, o mandato eletivo, emprego no serviço público etc. Aliás, com o exercício da ética, a lei seria mero adereço. É assim que as instituições funcionam em países democráticos e regidos pelo império imparcial da lei, como a Suécia, o Chile (invejável e próspero vizinho latino-americano, que, para sorte do seu povo, não faz fronteira com o Brasil. Exceção para o Peru e a Colômbia, no momento, em todos os nossos fronteiriços há retrocessos em tudo).
Na Papuda, antes do desembarque da tropa de choque, o PT impôs uma série de quebra de regras da instituição carcerária. Os familiares dos ex-cardiais Genoino, José Dirceu (ex-ministro e ex-deputado) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro nacional do PT) tiveram privilégios nos procedimentos das visitas. Outro fator igualmente grave é quando o Governo do PT pressiona para que seu militante, acometido de doença cardíaca seja imediatamente levado a um hospital de elite, o das Forças Armadas. É dever do Estado garantir a assistência médica a todos cidadãos, sem excluir àqueles sob sua custódia. Mas qual tem sido o expediente do Governo do PT para com as demais centenas de milhares de presidiários doentes e sem médicos (nem mesmo os cubanos, importados sem romper alguns grilhões aparafusados pela ditadura dos irmãos Castro – Raul e Fidel) que apodrecem (alguns há décadas) nos cárceres deste país?
Se o Governo do PT não deixar sobreviver um gesto de inteligência e fiapo de coragem para enfrentar os desmandos de seu fundador mais expressivo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  e corrigir rumos, é certo que o país, lamentavelmente, amadurecerá mais para chafurdar na lama bolivariana que impera na Venezuela, Bolívia e Equador, para onde Cristina Kirchner mergulha aceleradamente a Argentina. O PT está afundando o país numa ditadura com fantasia de “democracia relativa”, a que era defendida pelo general Ernesto Geisel (1974-79), penúltimo ditador do regime imposto pelo golpe militar de 1964. Não haverá democracia plena diante do fundamentalismo dos ex-dirigentes dos Sindicatos Metalúrgicos do ABCD paulista, no qual apenas o PT faz o bem. Essa corrente não vê crime na corrupção de seus militantes, nos “aloprados” (Lula) que forjam dossiês, levam dólares na cueca e viram milionários nos superfaturamentos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, como as do escandaloso bilionário projeto da transposição das águas do rio São Francisco.
Mas a culpa por este estado de coisas não é exclusiva do PT. É também da sociedade, de dentro e de fora desse partido, que se acovarda diante dos exageros que nasceram no day after da ditadura militar, em 15 de março de 1985, dia da posse de José Sarney no Planalto, hoje senador pelo PMDB-AP. Na sequência vieram os governos também enlameados de Fernando Collor de Melo (senador PTB-AL – em exercício), Itamar Franco (senador PPS-MG – falecido), Fernando Henrique (PSDB – sem mandato), Lula (PT - sem mandato) e da presidente Dilma Rousseff (PT). Todos eles, incluindo a atual inquilina do Planalto, têm culpa pelo estágio de desacatos, descréditos, tungagem ao erário (em todos os níveis da administração pública) etc. que encobre o país quadrante a quadrante. Assistimos (e aceitamos) um complô coletivo e suprapartidário contra todas as instituições do Executivo, Legislativo e Judiciário, que perderam a credibilidade.
Contudo, a culpa individual do PT supera a de todos os demais partidos juntos. A agremiação dos trabalhadores pregou 20 anos de fidelidade à ética e conclamou prisão plena aos corruptos. Mas rasgou suas bulas em 1º de janeiro de 2003, quando Lula recebeu a faixa de presidente da República. O país foi cúmplice do PT na bandeira que alimentou esperanças, e lhe entregou o voto de confiança. Mas foi precocemente frustrado, o que ficou claro depois que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), também “mensaleiro” e condenado pelo STF, resolveu delatar com detalhes, em maio de 2005, um “esquema” (autos da Ação Criminal 470) montado pelo então publicitário Marcos Valério (condenado e preso) e o poderoso ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu (era deputado pelo PT-SP). Sem os detalhes, a roubalheira já tinha recebido lampejos em noticiários da segunda quinzena de setembro de 2004, nas edições do antigo “Jornal do Brasil” e “Veja”, sendo fontes o próprio Roberto Jefferson (então deputado) e seus colegas Miro Teixeira e Roberto Freire.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Procter & Gamble Co.

Enviado por Nairo Alméri – qui, 21.11.2013 | às 8h37
A multinacional Procter & Gamble Co. começa hoje, no Brasil, o pagamento dos dividendos dos BDRs PGCO34. O valor será com base no câmbio do dia 18 (R$ 2,2773).

Plurale em revista
Enviado por Nairo Alméri – qui, 21.11.2013 | às 8h

Nota extraída do press release da DaGema Comunicação – 20.11.2013
O número 37 de Plurale em revista, dedicada a discutir temas relacionados à sustentabilidade, é uma edição pra lá de especial: comemora seis anos de vida deste projeto liderado pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco. “Esta é a prova viva de que é possível sim acreditar em nossos sonhos. Passamos quase 20 anos em algumas das mais importantes redações e na comunicação de grandes empresas. Sabíamos que o desafio do voo solo não seria facial. Se o Brasil é sim um dos países mais empreendedores do planeta é ainda um dos que tem mais barreiras a ser superadas pelos os que desejam inovar. Também por isso, este projeto é uma vitória de todos nós, outros jornalistas, parceiros, colaboradores e toda turma Plurale”, diz Sônia Araripe. A edição oferece aos leitores entrevista com Nélson Arns Neumann, filho da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança (primeira entrevistada em Plurale, em 2007), oferece um passeio pela Serra da Capivara, no Piauí, e também por belas paisagens fora do país (Portugal, Croacia). A revista revela seus planos futuros na comunicação da sustentabilidade ambiental e, para marcar este aniversário, realizará, dia 28, no Rio, Seminário coma a temática “Sustentabilidade em tempos hipermidiáticos”, que além dos debates terá painéis para apresentação de cases. Veja a edição 37

Gerdau
Enviado por Nairo Alméri – qui, 21.11.2013 |às 8h37
A administradora de investimentos BlackRock, Inc. vendeu ações preferenciais da Gerdau S.A. detidas por seus clientes, reduzindo sua participação no capital social do grupo gaúcho para 4,94% do total dos papeis dessa categoria.

Confins
Está um caos o embarque e desembarque no aeroporto de Confins. Acesso congestionado, sem estacionamento suficiente, poeira, lojas operando como se fosse bancas de camelôs, agenciadores de “táxi pirata”.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Uma vírgula!...

 Enviado por Nairo Alméri – qua, 20.11.2013 | às 8h53 - modificado às 9h12
Os cardiais petistas do esquema do “mensalão”, conforme os autos da Procuradoria Geral da República (PGR), agiram em “quadrilha” contra o erário. E foi esse o mesmo entendimento da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, estão recolhidos na penitenciária da Papuda, em Brasília, beirando o entorno dos bunkers dos crimes, a Praça dos Três Poderes da República, a Esplanada dos Ministérios e adjacências. Mas se autoproclamam “presos políticos”, o que é repetido em cartazes petistas desde o início das prisões, sexta-feira. Aos olhos da Justiça, ficaria mais correto separar por vírgula: “presos, políticos”.

No “Estadão”
O artigo “Naquela cela está faltando ele”, em “O Estado de S.Paulo”, edição de ontem, do desembargador Aloísio de César Toledo, aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, faz um up grade na frase da reação comovida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de solidariedade aos ‘companheiros’ presos.

Penitenciárias (1)
No Governo Geisel (1974-79), terceiro e penúltimo general da ditadura militar, regime o contra o qual o ex-ministro José Dirceu e o deputado José Genoino também se levantaram, em outras bandeiras (o PT surgiu em 1980), corria a seguinte piada política: Os ministros saíram de audiência, no Planalto, aborrecidos com o “alemão” (Geisel), que não aprovara suas propostas de investimentos. Apenas o da Justiça, Armando Falcão, deixou o gabinete feliz, com largos sorrisos. Os colegas não entenderam e pediram uma explicação. Falcão disse que o general aprovara seu projeto, sem retoques, de melhoria geral nas instalações penitenciárias de todo país, ao ponto de parecerem um resorte. Indignados, os colegas quiseram saber qual fora a exposição de motivos, ao que ouviram: “Já pensou se esta merda vira, amanhã?!...”.

Penitenciárias (2)
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, na segunda-feira, respondeu que a falta de condições das penitenciárias, outra reclamação, de momento, do PT, é culpa do Governo que não assumiu política de Estado para o sistema carcerário. O PT está poder desde 1º de janeiro de 2003 – há uma década.


sábado, 16 de novembro de 2013

Cegueira do PT

Enviado por Nairo Alméri – sáb, 16.11.2013 | às 11h57
Se os mentores políticos do “mensalão”, José Dirceu (demitido do poderoso cargo de ministro-chefe, o ‘chefão’, da Casa Civil de Lula e, em seguida, cassado pela Câmara dos Deputados) – e José Genoino (deposto do cargo de presidente Nacional do PT), se intitulam “presos políticos”, também o são o ex-publicitário mineiro Marcos Valério (SMP&B e DNA), a ex-banqueira Kátia Rabello (dona do extinto Banco Rural) e todos os demais (políticos ou não). E, de quebra, serão todos os demais condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Penal 470, pois, de acordo com aquela Corte, agiram na mesma plataforma do crime: a do roubo de dinheiro público!
O PT ainda não se deu conta de que precisa assumir seus erros e tentar reescrever a sua história, assumindo todas as suas “maracutaias” (referência de Lula às ilicitudes que o PT apontava no Governo de Fernando Henrique, do PSDB). Contabilizar como filhos seus todas as ilicitudes (corrupção, desvio de verba, superfaturamentos, licitações fajutadas etc.) da administração federal nascidas de 1º de janeiro de 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva sentou praça no Palácio do Planalto, até o mais recente escândalo (propina), noticiado nesta semana, que bateu na antessala do ministro (desde Lula) da Fazenda, Guido Mantega. Os investigados pela Polícia Federal, agora, são o chefe de gabinete de Mantega, economista Marcelo Estrela Fiche, e seu adjunto, Humberto Alencar (também chefe da Assessoria Técnica e Administrativa). Neste caso, seriam meras acusações políticas?!... E serão, também, ‘presos políticos’, se condenados e trancafiados?!...
Mesmo colecionando uma enciclopédia de fatos de corrupção nestes quase 13 anos de Governo (de poder, aquilo que perseguiu por quatro eleições presidenciais seguidas, até vencer em 2002, com Lula), o PT prefere se olhar no espelho com a fantasia de inocente.
Mas seria mais coerente com a nobreza que externava no passado, nas portas das fábricas, lá na década de 1980, na criação, se o partido colocasse seus dirigentes (apenas os íntegros) em período sabático, para repensar o futuro. Mas não. O PT está cegado por duas obsessões imediatistas: contra-atacar, apenas contra-atacar, as edições de “Veja”, “IstoÉ” e “Época” e a de reeleger a presidente Dilma Rousseff, em 2014, a qualquer preço. Não será novidade alguma, então, se o partido partir para porrada eleitoral, comissionando os black blocs (vândalos mascarados) para o posto da antiga e temida tropa de choque da militância petista, comandada dentro da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
As vozes dos intelectuais desembarcados do Poder e do PT (praticamente), ainda no primeiro Governo Lula, deveriam ter mais ouvidos que os discursos magoados de porta de cadeia deste final de semana. Mas não. O partido, em definitivo, não admite refletir. A prioridade é estender tapetes vermelhos e tratar como nobres antigos cardeais zebrados, como fez o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao proibir a Polícia Federal de algemar seus colegas petistas.
O PT peca, mais uma vez, ao ceder à estratégia vesga de Lula, de transformar condenados em ‘heróis’. Acredita ele que, com os zés do PT na cadeia e, do lado de fora, discursos inflamados, o partido puxará pontos estruturantes do ibope para Dilma. No passo seguinte, o STF os liberta (é bem provável), e faz-se, então, desfile em carro aberto pela Avenida Paulista. Dilma, por sua vez, encomenda o modelito para a segunda posse.
Pobre povo. Vai à urna obrigado por lei (mesmo com a Constituição garantindo a liberdade de expressão), para não pagar multa, continuar no bolsa família, ser cotista racial no acesso à universidade, prestar concurso público ou ter passaporte para conhecer Miami!...

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Commercial Bank of China

Enviado por Nairo Alméri – qua, 14.11.2013 | às 7h15
A semana comercial brasileira para negócios abertos será encerrada hoje com novas expectativas voltadas ao setor bancário privado. Uma quinzena após o China Construction Bank (CCB) ter comunicado a compra, por R$ 1,62 bilhão, de 72% do BicBanco - Banco Comercial e Industrial S.A., outro banco chinês, Industrial & Commercial Bank of China (ICBC) preparar sua investida no mercado brasileiro. O ICBC figurou, em abril, no topo do ranking da Forbes das 25 maiores empresas do mundo (em receita, lucro, tivos e valor de mercado), com US$ 134,8 bilhões de receita, US$ 37,8 bilhões de lucro e valor de mercado de US$ 237,3 bilhões. Era o 4º maior grupo global em lucratividade, e o CCB o 5º (US$ 30,6 bilhões).

Mais agressivo
O setor bancário brasileiro aposta que, desta vez, a China buscará valor maior em ativos. O BicBanco tinha, no final do terceiro trimestre, ativos de R$ 15,884 bilhões, patrimônio líquido de R$ 1,922 bilhão. As receitas do banco somaram R$ 1,527 bilhão entre janeiro e setembro, contra R$ 1,741 bilhão no mesmo período de 2012, e, o lucro líquido de R$ 22,4 milhões (R$ 180,9 milhões). 

EBX
Num país sério, o Grupo EBX e seus agentes financiadores públicos, o BNDES e a Caixa Econômica Federal (CEF), e os respectivos donos e/ou responsáveis diretos, estariam na cadeia. Isso há, pelo menos, 1,5 ano.

SLC Agrícola
Com ativos de R$ 3,930 bilhões (final do terceiro trimestre), patrimônio líquido de R$ 842 milhões, a SLC Agrícola S.A., de Porto Alegre (RS), executará nova recompra de ações de sua emissão. Agora até o limite de 1.504.615 (3,13% do total em circulação das ações ordinárias), conforme definição do Conselho de Administração. A companhia tem em tesouraria o equivalente a 0,36% das ações de sua emissão. Sempre se definindo como “uma das maiores proprietárias de terras do Brasil e uma das maiores produtoras agrícolas brasileiras em termos de área cultivada de algodão, soja e milho”, a empresa realizou vendas de R$ 842,8 milhões entre janeiro e setembro, contra R$ 819,8 no mesmo período de 2012, e apurou lucro líquido de R$ 98,3 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 12,4 milhões. A SLC Participações S.A, com 51,03%, é o maior acionista da companhia.

Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, quer incorporar ao país a Cuba de ontem, que não interessa mais nem aos irmãos ditadores da ilha, Fidel (aposentado) e Raul (na ativa). Maduro quer, com unhas e dentes, um retrocesso maior que o criado pela dupla caribenha.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Procter & Gamble

Enviado por Nairo Alméri – qua, 13.11.2013 | às 8h54 - modificado às 9h10
A gigante norte-americana Procter & Gamble Company, do segmento de beleza, higiene, saúde, limpeza doméstica e cuidados com o bebê e família, que projeta faturamento global de US$ 86 bilhões (crescimento entre 3% e 4%) para o ano fiscal de 2014 (julho/junho), pagará a partir do dia 15 os dividendos do primeiro trimestre, de US$ 0,6015 por ações. No ano fiscal de 2013, a P&G teve receita de US$ 84,2 bilhões e lucro de US$ 3,86 por ação. A empresa vende seus produtos em hipermercados, supermercados, lojas, farmácias, lojas, salões de beleza, e-commerce (comércio virtual) etc. em cerca de 180 países.

Empresariado...
Já existem vários empresários paulistas com o pé atrás com a entidade federada. São de opinião que a entidade sofre visível esvaziamento empresarial, em razão do engajamento partidário de seu presidente... Por isso, muitas das questões que antes eram levadas à mesa do presidente, pelos empresários paulistas, agora estão indo parar na mesa do chairman da confederação... Acontece que, em Brasília, é tudo ao sabor da política partidário. Entonces!...  

Tributação
Enviado por Nairo Alméri – qua, 13.11.2013 | às 8h54
Enviado por Virtual Comunicação – 13.11.2013
A Medida Provisória 627/13, que revoga o Regime Tributário de Transição (RTT), foi editada em 11/11/13. O prazo para emendas no Congresso é a próxima segunda-feira 18/11/13.  Leia Mais


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Properties capta

Nairo Alméri - seg, 11.11.2013 | às 7h13
O Conselho de Administração da BR Properties S/A aprovou a 4ª emissão, em série única, de debentures simples (não conversíveis em ações do capital social) no valor total de R$ 400 milhões. Serão 40 mil papéis com valor nominal unitário de R$ 10 milhões cada. A BR Properties atua nos segmentos financeiro e imobiliário e tem como principal acionista o Banco BTG Pactual S/A (24,49% do capital). No final do terceiro trimestre, tinha R$ 15,781 milhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 8,186 milhões. A receita bruta da empresa nos primeiros nove meses do ano foi de R$ 700 milhões e, o lucro líquido, R$ 230 milhões.

GTF e o fim do dinheiro
Enviado por Nairo Alméri – seg, 11.11.2013 | às 7h13

Telefone celular é a aposta dos bancos na experiência do consumidor, afirma estudo do Grupo GFT
Enviado por IMAGE Comunicação
Até 2017, um bilhão de pessoas realizarão transações financeiras on line ou utilizarão os serviços baseados na mobilidade. "Os clientes escolherão seu banco com base nas opções de serviços bancários móveis”, afirma Marco Santos, country managing director da GFT Brasil. As afirmações acima são resultados de um estudo recente do Grupo GFT sobre celulares. Como parte da pesquisa, o fornecedor internacional de soluções de TI entrevistou cerca de 900 pessoas no Brasil, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. Com sede na Alemanha, o Grupo GFT tem se destacado por mais de 25 anos de conhecimento e experiência em tecnologia e inovação. Fundado em 1987, o Grupo GFT tem 2 mil funcionários em 32 escritórios espalhados por oito países. Para este ano, a meta de faturamento é de cerca de € 260 milhões. Leia a íntegra do estudo


Enviado por Nairo Alméri – seg, 11.11.2013 | às 7h13

TIGRES & LEÕES
Enviado por Nelson Tucci – 10.11.2013
Como se lançar em um mercado permeado de feras? É o que o empresário Alexandre Plassa vai nos responder, logo mais, às 10h, no CLICK NEGÓCIOS, na tvabcd.com.br. Sócio da Tubos Ipiranga, Plassa focou o negócio no setor sucroalcooleiro. O programa é transmitido ao vivo e apresentado pelos jornalistas Nelson Tucci e Eduardo Borga.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Contabilidade única

Enviado por Nairo Alméri - sex, 08.11.2013 | às 15h05
Entidades de mercado que enviaram representantes a Brasília conversar com o secretário da Receita, no mês passado, visando a derrubada da I.N. 1397 (que previa, originalmente, 2 contabilidades a partir de 2014: uma em IFRS para o mercado e outra para a Receita Federal) aguardam uma Medida Provisória (MP) para este ano ainda – conforme lhes disse o secretário -- eliminando a retroatividade de impostos excedentes e a dupla contabilidade. Nesta reunião compareceram representantes do CFC, Ibracon, Abrasca e do CPC.
 
IOF para ADRs
Até outro dia a BM&FBovepa festejava a cobrança de IOF para brasileiros que aplicavam suas economias em ADRs. Uma outra parte do mercado de capitais não gostava muito disso e sempre que tinha chance se manifestava contrariamente. Agora, a BM&FBovespa tem o mesmo entendimento de alguns outros agentes, ou seja, eliminando-se o IOF para ADRs estimular-se-ia os IPOs brasileiros, porque o lançamento de ações se dá simultaneamente. E como os IPOs andam sumidos do mercado... pode ser um novo estímulo aos emissores e, consequentemente, aos investidores o fim do imposto.
 
Bovespa + 2
A Bolsa Brasileira já estuda o “Bovespa Mais Nível 2” pra dar um gás no mercado, a partir de empresas de menor porte.
 
Stock Option
Stock Option é remuneração ou não ? A Receita jura que é, as empresas nem tanto...

Safran, modelo de inovação

Enviado por Nairo Alméri – sex, 08.11.2013 | às 7h03
Na França, o Grupo Safran (indústria aeroespacial; fabricante mundial de motores de aeronaves e foguetes e sistemas de propulsão para aviões, helicópteros, mísseis e veículos de lançamento; e, sistemas e equipamentos de aeronaves para os mercados civis e militares) bem que poderia ser adotado como referência para aplicação de políticas de P,D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica) pelas indústrias brasileiras. Suas referências em 2012 (informação institucional) são: € 1,6 bilhão investido em P&D, equivalente a 12% das vendas; do seu pessoal, 69% estiveram ocupados com pesquisas; exclusivamente em P&D, 21% dos funcionários, sendo 450 doutores e 144 doutorandos. O Safran acumula 24 mil títulos de patentes (“em carteira”), figurando em 3º no ranking de requerimentos na França. Outro diferencial: possui um Conselho Científico. Os segmentos básicos do grupo são aeroespacial, defesa e segurança.

Valeo China
O Grupo Valeo, um dos maiores do mercado global de soluções e peças automotivas (direção, propulsão, térmicos, visibilidade etc.), encerrou o terceiro trimestre de atividades na China com expansão de 24%, para € 319 milhões. O resultado foi, ainda, 13% da receita global. No acumulado dos nove meses do exercício, a multinacional da França elevou em 23% o faturamento no país asiático, indo para € 912 milhões, comparadas com o mesmo período de 2012. O Grupo Valeo opera 22 plantas na China e planeja, no período 2011-2015, duplicar as vendas locais.

Randon
A Randon S/A Implementos e Participações contratará operação de R$ 213,5 milhões da linha Finame junto ao Banco Santander. Holding do Grupo Randon (indústria e comércio de veículos automotores e rebocados para movimentação e de transporte de materiais; implementos para o transporte rodoviário e ferroviário e de aparelhos mecânicos; peças automotivas; consórcio; banco) quitará o financiamento em 13 meses pagando 3,5% ao ano, conforme nota enviada à BM&FBovespa.

Militares no palanque
Diante do desempenho político da presidente Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à reeleição ano que vem, que, em 20 dias, anunciou investimentos novos em regiões metropolitanas superiores a R$ 70 bilhões, os comandantes das Forças Armadas montaram palanque: querem adicional de R$ 7,45 bilhões aos R$ 72,8 bilhões previstos no orçamento de 2014. Cobraram isso ontem, dentro do Congresso Nacional, enquanto Dilma, em mais comícios antecipados (com a conivência do Tribunal Superior Eleitoral – TSE), espalhava R$ 645 milhões em Guarulhos (SP). A chefe do Planalto levantou plaqueta dizendo que seu governo investe R$ 21 bilhões em mobilidade urbana em São Paulo. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NSA x Abin

Enviado por Nairo Alméri – quin, 07/11/2013 | às 7h30
A piada de ontem no jet set dos poderosos do planeta foi patrocinada pela presidente Dilma Rousseff (PT). Ela quis legitimar as espionagens petistas contra outros governos dizendo que não se pode comparar o pelotão de bacamartes trapalhões da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) com a superioridade em expertise e equipamentos do time espiões da agência norte-americana NSA (National Security Agency - Agência Nacional de Segurança), dos Estados Unidos. É óbvio que não! País subdesenvolvido na educação per capita é inferior em milhares de itens. Para ter sucesso numa espionagem ao governo de Barack Obama, por exemplo, o PT terá que contratar a própria NSA!... Não existe meia gravidez nem meia espionagem! 

BHP Billiton
As atenções dos investidores da Bolsa aguardam pelos primeiros sinais que a gigante australiana de mineração BHB Billiton dará em relação à meta de encerrar 2013 com ganhos operacionais e redução de custos de US$ 2,7 bilhões. A projeção da multinacional levava em consideração a tendência de crescimento moderado na economia da China, o que forçava a companhia, de acordo com o seu presidente, Mike Henry, a buscar melhorias na “competitividade”. A meta de Henry foi conhecida em 3 de outubro.

AGPart
holding Andrade Gutierrez Participações elevou o capital social de R$ 1,099 bilhão pra R$ 1,114 bilhão, com ações integralmente subscritas e integralizadas pela Andrade Gutierrez S/A. No balanço patrimonial do primeiro semestre, a AGPart demonstrou ativos de R$ 5,199 bilhões e patrimônio líquido de R$ 2,183 bilhões.

Plurale
Uma boa notícia para quem acompanha ou trabalha ligado ao tema sustentabilidade: a “Plurale em revista”, publicação especializada no tema, está com promoção de uma vaga para participar do Seminário de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, organizado pelo Sistema Fiemg e Sesi-MG, na próxima semana, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Para concorrer escreva nos comentários da página do Facebook de Plurale dizendo porque gostaria de acompanhar no seminário. A promoção garante o ingresso para o evento e não transporte/alimentação. Saiba mais no link: https:// www.facebook.com/plurale/posts/742944075722327.

AES Eletropaulo
A distribuidora paulista de eletricidade AES Eletropaulo optou pela solução systems support, da Sonda IT, processar o enorme volume de informações que envia ao Fisco diariamente, em função da geração média diária de 300 mil notas fiscais por dia. A Sonda IT, provedora de soluções em tecnologia da informação (TI) ponta a ponta, é registrada na Bolsa de Santigo, no Chile, onde está capitalizada em US$ 2 bilhões.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

HRT Petróleo

Enviado por Nairo Alméri - quar, 6.11.2013 | às 6h05
Em comunicado à BM&FBovespa, a HRT Participações em Petróleo S.A. deu conhecimento  que a Discovery Capital Management, LLC, e suas representadas – Discovery Global Citizens America LLC, Discovery Global Focus America LLC, Discovery Global Opportunity America LLC e QP Investimentos LLC – “geridas” pela Discovery Capital Management, LLC, elevaram de 9,62% para 11,4015% do total de ações ordinárias do capital social emitidas pela HRT. A evolução no capital da petroleira foi mediante aquisição no mercado. A fatia de 88,60% está pulverizada.

Sem lucro
A HRT possui ativos de R$ 4,179 bilhões e patrimônio líquido de R$ 3,231 bilhões. Como a empresa ainda dá fase de investimentos, no primeiro semestre demostrou receitas de apenas R$ 2,9 milhões e prejuízo líquido acumulado de R$ 645,2 milhões.

Raul Randon
O fundador e atual presidente do Conselho de Administração das empresas Randon, Raul Anselmo Randon, é personagem principal de livro escrito por John Soprana, que será lançado oficialmente na Feira do Livro de Porto Alegre, cujo título é “Raul Anselmo Randon: Estado da Arte em Gestão”. O empresário será homenageado hoje pela Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS). O livro integra a série sobre modelos de gestão aplicada, que marca a comemoração dos 50 anos da AARS.

Banco Intercap S.A.
O Banco Intercap S.A. agora é 100% do Banco Indusval S.A. O incorporador informou ao mercado que pagou R$ R$ 108.009.703,52 pela totalidade das ações do capital da incorporada. O comunicado complementa que os acionistas Roberto de Rezende Barbosa, Afonso Antônio Hennel, Cristina Hennel Fay e George Antônio Hennel farão aporte de R$ 107.459.686,90 no Indusval, mediante subscrição de ações do aumento do capital de R$ 107.459.686,90.

No Vermelho
No primeiro semestre, o Banco Indusval fechou balanço com queda para menos de 50% da receita comparada com igual período de 2012, de R$ 382,9 milhões para R$ 174,4 milhões. O banco apresentou prejuízo líquido de R$ 111,9 milhões, contra lucro de R$ 7,4 milhões, no período do ano passado. O Indusval tem carteira de ativos de R$ 4,155 milhões e patrimônio líquido de R$ 568 milhões.

Dumping
Enviado por Nairo Alméri – quar, 06/11/2013 | às 6h05

Da coluna Reencantando Empresas – 5.11.2013

A palavra dumping, que deriva da inicial, é uma odiosa prática comercial que algumas empresas (quando não amparadas por governos e outras instituições) praticam para destruir a concorrência de uma forma, digamos, nada ortodoxa. Leia Mais 

Sobratema

O Instituto Opus da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, realizará, de 19 a 22, o curso de Supervisor de Rigging, em Ipatinga, no Vale do Aço, direcionado para quem opera o plano de “rigging,  elaborado previamente por profissional de Rigger. Um supervisor de Rigging precisa conhecer os equipamentos da operação, sistemas de amarração, tabela de cargas, fatores de risco nas operações, entre outros assuntos, para que ter êxito na interpretação sobre o plano de rigging e, com eficiência, liderar completamente a operação, observa o diretor do instituto, Wilson de Mello Jr.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

State Grid

Enviado por Nairo Alméri – seg, 04.11.2013 |às 8h25
Com um caixa que poderá atingir US$ 14 bilhões, até 2016, em novos investimentos no Brasil, State Grid, a gigante de transmissão na China, onde opera praticamente 90% do sistema, tem agenda aberta no Palácio do Planalto. Além da licitação do sistema de geração da UHE Belo Monte, no Pará, a estatal chinesa planeja o ingresso em geração e busca outros ativos do setor elétrico brasileiro. No mês passado, o Ministério das Minas e Energia foi advertido para o “desequilíbrio” que agressividade chinesa causa no mercado, onde já possui perto de US$ 1 bilhão em transmissão.

Klabin
Os controladores da Klabin S.A. (madeira, papel e celulose), Klabin Irmãos & Cia. (KIC) e Niblak Participações S.A. transferiram, “por conferencia ao capital social”, 100% das suas ações emitidas pela companhia, respectivamente, às controladas integrais Comodoro Participações S.A. e Rioprima Participações S.A. Assim, a Comodoro passa a deter 51,7% do capital social votante da Klabin, e, 17,85% do capital social total. A Rioprima, por sua vez, terá 7,79% do capital social votante, e, 2,69% do capital social total. A Klabin encerrou o terceiro trimestre com R$ 14,156 bilhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 5,466 bilhões. As vendas acumuladas somaram R$ 3,363 bilhões e o lucro líquido R$ 268,5 milhões.

Mangels
Com caixa negativo no primeiro trimestre em R$ 128,7 milhões, prejuízo líquido de R$ 26 milhões e vendas estáveis, de R$ 229,7 milhões (R$ 246,9 milhões no mesmo período de 2012), a Mangels Industrial Ltda., um dos principais fabricantes de rodas para veículos do país e de vasilhames para engarrafamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), não suportou a crise financeira que vive e solicitou recuperação judicial, incluindo as controladas Mangels Componentes da Amazônia Ltda. e E.Koga & Cia. Ltda. A holding Mangels S.A. possui 99,92% das ações do capital social da Mangels Industrial, e 35,72 do capital total, a Caixa Econômica Federal (CEF), 12,90% e 8,29%, respectivamente.

Descapitalizada
Os ativos totais da empresa caíram de R$ 674,9 milhões, no primeiro semestre de 2012, para R$ 557,8 milhões, no final de junho, e o patrimônio líquido, de R$ 27,2 milhões, para R$ 1,1 milhão. “Não obstante os esforços da Administração junto a credores na busca por alternativas para o equacionamento da difícil situação econômico-financeira pela qual passa a companhia, o pedido de recuperação judicial tornou-se inevitável diante do insucesso na renegociação de suas dividas junto às instituições financeiras em termos que permitissem a adequada continuidade das atividades industriais do Grupo Mangels” (sic), diz parte do comunicado à BM&FBovespa.